• Coentros para matar a sede
  • Os hotéis das selecções
  • Rota Vicentina abre caminhos a Sul

Investigadores chineses querem roupa que se lava sozinha

16.12.2011 - 23:12 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  4 votos 
Se a tecnologia for desenvolvida, lavar roupa poderá ser um processo mais simples Se a tecnologia for desenvolvida, lavar roupa poderá ser um processo mais simples (Miguel Madeira)
Engenheiros de duas universidades chinesas em Shangai desenvolveram uma forma de retirar manchas e odores de tecidos de algodão apenas com a exposição à luz solar. A invenção abre caminho a roupas que se lavam sozinhas.

Os resultados da pesquisa foram publicados esta semana. Os engenheiros criaram um revestimento químico para tecidos de algodão, que usa nanopartículas de um composto de dióxido de titânio e nitrogénio.

O dióxido de titânio é uma substância já aplicada em janelas que se limpam sozinhas e meias que se livram dos odores, mas esforços para o usar em tecidos tinham acabado gorados.

A pesquisa dos investigadores chineses conseguiu fazer com que tecido de algodão revestido com o material desenvolvido fosse capaz de remover manchas de laranja com a simples exposição à luz solar.

De acordo com os engenheiros, o químico é de produção barata, não é tóxico e é ecológico. Para além disto, o revestimento químico permanece intacto quando os tecidos são lavados de forma convencional.

Estatísticas

  • 23 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1525438

Comentário + votado

§(º!º)§

As micoses vão agradecer! Imaginar varais de roupa suja ao sol, do lado de fora dos prédios, a ...

Felicidade

19.12.2011 14:41