• A duquesa de Alba em Portugal
  • Amor sem algemas
  • Seis ilustradores respiraram e pintaram Guimarães

Dura normalmente 24 horas

Exposição nocturna a luz forte altera o ritmo circadiano

15.05.2007 - 14:32 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A exposição nocturna à luz pode ajudar em missões a Marte, que tem mais uma hora que a Terra A exposição nocturna à luz pode ajudar em missões a Marte, que tem mais uma hora que a Terra (Nasa)
A exposição nocturna a uma luz forte durante 90 minutos, em duas sessões de 45 minutos, prolonga por uma hora o ciclo circadiano humano normal, que dura 24 horas, segundo uma experiência da NASA destinada a preparar astronautas para viver em Marte.

Os resultados da investigação, realizada durante 65 dias com 12 indivíduos saudáveis com idades entre 22 e 33 anos (nove homens e três mulheres) por especialistas do Brigham and Women's Hospital e da Faculdade de Medicina de Harvard (Massachusetts), poderão também ajudar pessoas que sofrem de perturbações do sono na Terra.

O estudo mostrou que os humanos podem ter variações do ciclo circadiano, o relógio biológico, que podem ir até uma hora (de 23h47 a 24h48) no grupo estudado, afirmam os seus autores.

Experiências em animais já tinham indicado uma variação natural da extensão do ciclo circadiano determinada pela duração do dia, o que mostra a importância da luz na regulação do relógio biológico.

Todos os participantes na experiência conseguiram adaptar o seu ciclo circadiano a um dia marciano, que tem quase uma hora mais do que o terrestre.

Segundo os investigadores, o estudo prova também que uma terapia pela luz poderá ajudar pessoas com insónia, devida a um desregulamento do seu ciclo circadiano que pode estar ligado, nomeadamente, a um desfasamento horário ("jet lag"), em casos de voos espaciais ou de trabalho nocturno.

Estatísticas

  • 22 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1294027

Comentário + votado

X

Mais em Ciências (4 de 6 artigos)

Os investigadores portugueses dizem que a Motoman reconheceu a excelência da robótica cá praticada Líder mundial em robótica apresenta em Coimbra robô de sete eixos