• Estudantes da Nova fazem feira para quem procura emprego
  • Rota Vicentina abre caminhos a Sul
  • Os hotéis das selecções

Investigação da Universidade de Aarhus

Estudo: beber café moderadamente não afecta a gravidez

26.01.2007 - 17:57 Por Lusa, Reuters

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Estudos anteriores indicavam que a cafeína podia passar facilmente para o feto Estudos anteriores indicavam que a cafeína podia passar facilmente para o feto (Nuno Veiga/Lusa (arquivo))
As mulheres grávidas que bebem três chávenas de café por dia não correm mais riscos de terem partos prematuros oude darem à luz bebés com peso inferior ao normal, indica um novo estudo dinamarquês.

A investigação, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, contraria resultados de estudos anteriores que indicavam que a cafeína consumida pelas grávidas podia passar facilmente para o feto, causando-lhe problemas no metabolismo.

O trabalho baseou-se no estudo de mais de mil grávidas até às 20 semanas e vem hoje publicado no "British Medical Journal".

Para realizar o estudo, os investigadores administraram café a metade das mulheres e descafeinado às restantes e seguiram de perto o peso dos 1150 bebés recém-nascidos e a duração das gravidezes.

"No nosso estudo, não encontrámos qualquer efeito da cafeína", disse Bodil Hammer bech, do Instituto de Saúde Pública em Aarhus.

Segundo os resultados obtidos, o peso médio dos bebés nascidos das mulheres que beberam café descafeinado foi 16 gramas superior ao das que tomaram cafeína, enquanto que a sua gravidez foi dois dias mais longa, em média, do que as do outro grupo.

O estudo, segundo o qual as diferenças encontradas "não têm qualquer relevância", refere que o grupo das que tomaram cafeína teve 4,2 por cento de partos prematuros e 4,5 por cento de bebés com peso inferior ao normal.

As percentagens correspondentes às grávidas que tomaram café descafeinado foram de 5,2 por e 4,7 por cento respectivamente, indica o estudo.

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1283649

Comentário + votado