• Os hotéis das selecções
  • Os melhores biquínis e fatos-de-banho deste Verão
  • Estes aviões são Hello Kitty por dentro e por fora

Estação Espacial Internacional

Alunos portugueses vão falar com o astronauta brasileiro

05.04.2006 - 14:56 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Marcos Pontes chegou à ISS no sábado, com a nova tripulação da estação Marcos Pontes chegou à ISS no sábado, com a nova tripulação da estação (Yuri Kochetkov/EPA)
Os alunos das escolas secundárias do concelho de Oeiras vão conversar amanhã via rádio com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que se encontra a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O contacto vai durar dez minutos (a partir das 11h45) e inclui 18 perguntas que serão feitas ao astronauta por outros tantos alunos com idades entre os seis e os 18 anos, explicou Rodrigo Matias, da Associação de Amadores de Rádio para Investigação (Amrad), a associação de radioamadores que promove a iniciativa.

O questionário, elaborado por alunos da Escola Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, inclui vários assuntos, desde o que se come no espaço às relações entre os astronautas passando pelas experiências a que se dedicam no espaço.

Este projecto educativo foi criado em 2004, ano em que a escola de Carnaxide se candidatou a uma conversa em inglês com um astronauta a bordo da ISS, mas só agora surgiu a oportunidade.

A conversa terá lugar no Observatório Aeroespacial de Oeiras, situado no Centro de Juventude de Oeiras e ligado à Amrad.

Marcos Pontes chegou à ISS no sábado, com a nova tripulação da estação, composta por um russo e um norte-americano, que substituirá a que deverá regressar à Terra com o astronauta brasileiro já no próximo domingo.

A missão de Pontes na estação inclui um programa de nove experiências científicas, médicas e biológicas, nomeadamente no domínio das nanotecnologias, observações do território brasileiro com instrumentos instalados no engenho espacial e vídeo-conferências, nomeadamente com o Presidente Lula da Silva, jornalistas e estudantes brasileiros.

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1253029

Comentário + votado

Alunos portugueses vão falar...

É muito bom saber que o portugues fora ouvido no espa~ço. Valeu BRASIL!!!

neri lima

06.04.2006 17:01

X

Mais em Ciências (2 de 2 artigos)

Os fósseis foram encontrados numa rocha gelada na ilha de Ellesmere Encontrados fósseis de animal que marca transição da água para a terra