“A democracia só sobrevive se em cada político estiver um relojoeiro”

Sérgio Sousa Pinto garante que “é indisputável” que “a democracia é o regime das liberdades”. E alerta para o risco das redes sociais, a nova “rua”, onde o clima de “demagogia destrói a democracia”.

i-video
Sérgio Sousa Pinto: A democracia é "um sistema sofisticado, uma relojoaria fina" São José Almeida, Carolina Pescada

O deputado do PS Sérgio Sousa Pinto considera que a democracia vive riscos dos quais é preciso ser defendida, até porque é sabido que o que a “destrói” é “a demagogia e é o populismo” que classifica como “as doenças infantis da democracia”. Defendendo que só a democracia representativa tem legitimidade democrática, rejeita o recurso a instrumentos de democracia directa e participativa como o referendo a leis do Parlamento. E alerta para a toxidade da pressão da rua que hoje “escorre pelas redes sociais” e da pressão sobre os políticos, que têm de se assumir como líderes de facto e não apenas “nominais”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 73 comentários