Estrangeiros a viver em Portugal equivalem a toda a população de Lisboa

Projecções apontam para uma redução da população portuguesa até 2050 para sete ou oito milhões de pessoas.

Foto
Os dados da Pordata dizem que os residentes estrangeiros são uma população “mais jovem e ligeiramente mais masculina” do que a portuguesa Pedro Fazeres

Os dados dos últimos anos sobre a população portuguesa têm apresentado um retrato similar: somos cada vez menos, temos menos filhos e se há algum crescimento populacional, como aconteceu em 2019 e 2020, isso deve-se ao saldo migratório positivo. No Dia Internacional dos Migrantes, a Pordata vem confirmar que Portugal tem cada vez mais população estrangeira a escolher o país para viver. Em 2021 os cidadãos estrangeiros a residir em Portugal eram 542.165, ou seja, “cerca de 5%” de toda a população residente. Olhando por outro prisma: “Praticamente a população que vive em Lisboa.” Se olharmos para os cidadãos com naturalidade estrangeira residentes no país a percentagem sobe para 10%, mais de um milhão de pessoas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários