Empresas deixam de descontar 1% para fundos que pagam indemnizações por despedimento

Os 586,5 milhões acumulados no Fundo de Compensação do Trabalho vão financiar habitação jovem e formação. Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho será reforçado, mas deixa de contar com descontos das empresas.

Foto
Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, minutos antes da reunião de concertação social de 6 de Outubro, onde o Governo apresentou uma segunda versão do acordo LUSA/MIGUEL A. LOPES

O Governo promete acabar com obrigação de as empresas descontarem 1% do salário dos trabalhadores para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e para o Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT). Esta foi uma das cedências aos patrões, que há muito reclamam o fim dos descontos para os fundos que pagam uma parte das compensações por despedimento, e que permitiu fechar o acordo de rendimentos e competitividade para os próximos quatro anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários