Casal de idosos morre ao fugir de incêndio em Murça

Incêndio em Murça é dos que gera maior preocupação às autoridades.

Foto
Duas mortes em fogo de Murça Rui Oliveira

Um casal morreu na tarde desta segunda-feira em Murça, no distrito de Vila Real, apurou o PÚBLICO junto da GNR de Vila Real.

De acordo com a informação avançada pela RTP, as autoridades competentes confirmaram a morte de dois idosos que estariam a fugir às chamas quando se despistaram. Segundo o canal televisivo, o casal ter-se-á assustado com a dimensão das chamas com que foram surpreendidos, tendo sido também afectados pela má visibilidade provocada pelo fumo denso.

À Lusa, o Presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, confirmou a morte de duas pessoas com mais de 80 anos, na aldeia de Penabeice. Segundo o autarca, o acidente deu-se “numa zona queimada e o carro estava carbonizado”.

A Protecção Civil confirmou que o casal sofreu “um despiste seguido de capotamento” e remeteu mais explicações para a investigação em curso.

“O que sabemos é que foi um acidente rodoviário, portanto, um despiste seguido de capotamento. Neste momento, a GNR está no local a fazer a recolha e a apurar as circunstâncias factuais em que o acidente se deu”, afirmou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), André Fernandes, no briefing desta noite realizado na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras.

A GNR está a fazer a investigação do acidente que ocorreu num concelho em que metade do seu território, a norte, está em chamas.

Marcelo diz “lamentar profundamente” a morte do casal que fugia das chamas em Murça

O Presidente da República já lamentou a morte do casal de idosos. “Independentemente do contexto em que ocorreu e das causas que o terão motivado, não posso deixar de lamentar profundamente o acidente de viação que motivou duas mortes no concelho de Murça e de apresentar os meus sentimentos aos familiares das vítimas”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa à Lusa.

Também o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reagiu: “Independentemente das causas do acidente que vitimou estes dois cidadãos no concelho de Murça, quero manifestar aos seus familiares e amigos os mais profundos sentimentos. É um momento de consternação colectiva, todos vivemos com sofrimento esta notícia tão triste.”

Ao presidente da Câmara de Murça, o ministro acrescentou ainda ter transmitido “uma palavra de solidariedade”, “extensiva a todos os seus conterrâneos”.

Notícia actualizada às 23h04 com as declarações do comandante nacional da Protecção Civil, André Fernandes.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários