2370 km a pedalar: a volta a Portugal de Andreas a apanhar lixo

Andreas Noe partilhou com o Azul as imagens da sua volta a Portugal de bicicleta para recolher lixo das praias. Para lembrar que é preciso proteger os oceanos. 

DR
Fotogaleria
DR

Andreas Noe não é um novato nestas andanças. Nos últimos três anos tem dedicado o seu tempo a chamar a atenção para a poluição nas praias e nos oceanos com o projecto The Trash Traveler. A 22 de Abril, Dia da Terra, arrancou o Trash Cycle, uma espécie de Volta a Portugal na companhia da bicicleta "Rosa", reaproveitada com a ajuda da Cicloficina dos Anjos, em Lisboa. Com ela percorreu Portugal continental de Norte a Sul dinamizando acções de limpeza, com organizações, membros da sociedade civil e escolas.

O resultado? 3809 garrafas de plástico foram recolhidas, assim como 790 latas. Mais de 800 pessoas cruzaram-se com a viagem de Andreas e participaram nas acções de limpeza ou de sensibilização climática. Um estudo global publicado na revista científica Nature Sustainability o ano passado revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacos e garrafas.

Ao longo da jornada, Andreas Noe recolheu também assinaturas para a petição "Pela Saúde dos nossos Oceanos, Exija Tara Recuperável!", que exige a implementação de um sistema de depósito de embalagens de bebidas mais abrangente e ambicioso em Portugal. A petição conta já com perto de oito mil assinaturas.

Andreas Noe mudou-se da Alemanha para Portugal em 2018, e foi em Lisboa que decidiu fazer uma pausa na carreira no campo das ciências biomédicas para criar um projecto que mobilizasse os cidadãos para a acção climática. Durante o Verão de 2020, já tinha caminhado toda a costa portuguesa enquanto recolheu lixo pelos areais. Garrafas, sacos, latas, cotonetes, pacotes de cigarros, copos descartáveis, despojos de pesca, palhinhas, tampas, guardanapos, e claro, beatas, algo que se tornou um símbolo da "luta" de Andreas Noe.

"Há pessoas que me dizem que eu me devia focar em assuntos mais importantes do que as beatas. Para mim, qualquer acção é uma acção climática e necessária", explica. "Nem sempre conseguimos ver em primeira mão a crise climática e é por isso que é tão difícil para algumas pessoas agirem ou compreenderem o que se passa." 

A poucos dias do arranque da Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, que se realiza em Lisboa de 27 de Junho a 1 de Julho, Andreas aplaude o reconhecimento de que agir sobre os problemas dos oceanos é agir sobre a crise climática. Também ele marcará presença num evento da Fundação Oceano Azul e da Sciaena e está a preparar um projecto artístico para essa altura que prefere não revelar ainda. 

A viagem a pedalar terminou, de resto, uma semana antes do arranque da conferência para ajudar a cimentar a mensagem. Depois de um total de mais de 160 horas a pedalar, a bicicleta de Andreas parou a 19 de Junho junto à Torre de Belém, onde foram expostas as garrafas e latas recolhidas.

"Acredito que todas as pequenas acções levam a uma maior ligação com o ambiente e, em última instância, podem levar ao activismo climático", acrescenta. "Mesmo que seja ao apanhar apenas uma beata."

 

 

 

Tudo começou com uma bicicleta recuperada com a ajuda da cicloficina dos Anjos, em Lisboa. "O quadro e as restantes peças - de quase 14 bicicletas diferentes - foram combinadas para criar a Rosa", conta Andreas. A tarefa pareceu, no entanto, demasiado complicada ao início, e Andreas esteve perto de desisitir. Mas os voluntários da ciclofocina não desmobilizaram. "Está é a beleza deste projecto: as pessoas."
Tudo começou com uma bicicleta recuperada com a ajuda da cicloficina dos Anjos, em Lisboa. "O quadro e as restantes peças - de quase 14 bicicletas diferentes - foram combinadas para criar a Rosa", conta Andreas. A tarefa pareceu, no entanto, demasiado complicada ao início, e Andreas esteve perto de desisitir. Mas os voluntários da ciclofocina não desmobilizaram. "Está é a beleza deste projecto: as pessoas." DR
A viagem arrancou numa escola em Terrugem, Sintra. "Várias escolas juntaram-se ao Trash Cycle, desde crianças de 3 anos a adolescentes", conta.
A viagem arrancou numa escola em Terrugem, Sintra. "Várias escolas juntaram-se ao Trash Cycle, desde crianças de 3 anos a adolescentes", conta. DR
O arranque da viagem não foi fácil: "Depois de passar a serra da Arrábida, seguiu-se um percurso de 72km debaixo de altas temperaturas até à Lagoa de Santo André e aí pensei que talvez a rota fosse demasiado ambiciosa para mim", recorda.
O arranque da viagem não foi fácil: "Depois de passar a serra da Arrábida, seguiu-se um percurso de 72km debaixo de altas temperaturas até à Lagoa de Santo André e aí pensei que talvez a rota fosse demasiado ambiciosa para mim", recorda. DR
Andreas chegou a Lagos, no Algarve, muito cansado e a acusar algum desgaste. Até uma caravana ter parado junto da sua bicicleta, carregada de garrafas de plástico: "Era um padeiro que me queria agradecer por ter apanhado aquele lixo. Como presente, ofereceu-me bretzels. O inesperado acontece todos os dias." À direita uma cobra, um exemplo dos muitos animais com que se cruzou pelo caminho.
Andreas chegou a Lagos, no Algarve, muito cansado e a acusar algum desgaste. Até uma caravana ter parado junto da sua bicicleta, carregada de garrafas de plástico: "Era um padeiro que me queria agradecer por ter apanhado aquele lixo. Como presente, ofereceu-me bretzels. O inesperado acontece todos os dias." À direita uma cobra, um exemplo dos muitos animais com que se cruzou pelo caminho. DR
No Fundão (à esq.), Andreas encheu quatro sacos com mais de 160 garragas em menos de 2 km. "É a prova de como precisamos de um sistema de depósito para vidro e plástico. Os produtos precisam de ter um valor económico para que as pessoas sejam mais responsáveis", defende. Na foto da direita, em Torres Vedras, Andreas apanhou 92 garrafas em apenas 20 metros.
No Fundão (à esq.), Andreas encheu quatro sacos com mais de 160 garragas em menos de 2 km. "É a prova de como precisamos de um sistema de depósito para vidro e plástico. Os produtos precisam de ter um valor económico para que as pessoas sejam mais responsáveis", defende. Na foto da direita, em Torres Vedras, Andreas apanhou 92 garrafas em apenas 20 metros. DR
Para Andreas, a Serra da Estrela foi a rota mais bonita e desafiante: "Doíam-me os pulmões e todos os músculos do corpo."
Para Andreas, a Serra da Estrela foi a rota mais bonita e desafiante: "Doíam-me os pulmões e todos os músculos do corpo." DR
À esquerda, a chegada a Chaves e à direita a passagem pela barragem do Alto Rabagão, em Montalegre, onde a seca extrema que o país viveu no início do ano fez o nível da água baixar 30 metros. "Foi um choque e alarmante ver este sinal da crise climática", conta Andreas.
À esquerda, a chegada a Chaves e à direita a passagem pela barragem do Alto Rabagão, em Montalegre, onde a seca extrema que o país viveu no início do ano fez o nível da água baixar 30 metros. "Foi um choque e alarmante ver este sinal da crise climática", conta Andreas. DR
Um dos objectivos de Andreas era conseguir fazer uma viagem com lixo zero. Contou com a ajuda de Raquel Fortuna Lima que o acompanhou numa caravana onde Andreas dormia e guardava o lixo recolhido. Na imagem à direita Andreas mostra o recipiente que recebeu o lixo de toda a viagem. "Não tínhamos alimentos com embalagens e procurámos produtores locais e projectos lixo zero", explica. "No futuro vamos detalhar mais este lado no nosso site, porque a mensagem é a de reduzir o lixo, não apenas limpá-lo."
Um dos objectivos de Andreas era conseguir fazer uma viagem com lixo zero. Contou com a ajuda de Raquel Fortuna Lima que o acompanhou numa caravana onde Andreas dormia e guardava o lixo recolhido. Na imagem à direita Andreas mostra o recipiente que recebeu o lixo de toda a viagem. "Não tínhamos alimentos com embalagens e procurámos produtores locais e projectos lixo zero", explica. "No futuro vamos detalhar mais este lado no nosso site, porque a mensagem é a de reduzir o lixo, não apenas limpá-lo." DR
Ao longo da viagem Andreas organizou várias acções de limpeza com a comunidade civil. "Mais de uma tonelada de lixo foi recolhido nessas acções, paralelamente ao que eu fui recolhendo". À esquerda, uma acção em Vila do Conde, onde apenas 100 metros de um areal revelou quase 75 kg de pástico. À direita, um grupo em Matosinhos.
Ao longo da viagem Andreas organizou várias acções de limpeza com a comunidade civil. "Mais de uma tonelada de lixo foi recolhido nessas acções, paralelamente ao que eu fui recolhendo". À esquerda, uma acção em Vila do Conde, onde apenas 100 metros de um areal revelou quase 75 kg de pástico. À direita, um grupo em Matosinhos. DR
A comunicação é uma parte importante do trabalho de Andreas Noe, e muitas vezes utiliza as embalagens em composições visuais que ajudam a alertar para o problema. À direita, uma realidade comum, relata Andreas: "muitas vezes os ecopontos não são usados da forma correcta".
A comunicação é uma parte importante do trabalho de Andreas Noe, e muitas vezes utiliza as embalagens em composições visuais que ajudam a alertar para o problema. À direita, uma realidade comum, relata Andreas: "muitas vezes os ecopontos não são usados da forma correcta". DR
Em média, Andreas recolheu 83 garrafas de plástico por dia. À direita, a companheira de viagem, "Rosa": "Tive de reparar quatro vez o pneu de trás, perdi um pedal mas encontrei um em segunda mão em Esposende."
Em média, Andreas recolheu 83 garrafas de plástico por dia. À direita, a companheira de viagem, "Rosa": "Tive de reparar quatro vez o pneu de trás, perdi um pedal mas encontrei um em segunda mão em Esposende." DR
Acção de recolha em Maceda, Ovar.
Acção de recolha em Maceda, Ovar. DR
O final da viagem junto à Torre de Belém, onde Andreas expôs o resultado da recolha pelo país. Em 2023, será lançado um documentário sobre a viagem.
O final da viagem junto à Torre de Belém, onde Andreas expôs o resultado da recolha pelo país. Em 2023, será lançado um documentário sobre a viagem. DR