Doentes do Algarve podem ter de ser tratados em Sevilha: negócio de 4,3 milhões leva empresa espanhola a disputar mercado da saúde

A gestão da Unidade de Radioterapia do Algarve poderá passar para um operador espanhol. Associação Oncológica do Algarve teme deslocação de doentes que se tratavam em Faro para Sevilha. Decisão deverá ser anunciada hoje.

Foto
Doentes podem ter de fazer 600 quilómetros num dia para tratamentos de 15 minutos Daniel Rocha

Pela primeira vez desde 2006 o Hospital de Faro abriu um concurso internacional para tratamento dos doentes oncológicos, na Unidade de Radioterapia do Algarve que é gerida por uma empresa privada – a Quadrantes, do grupo Joaquim Chaves. A falta de concorrência levou a que a prestação de serviços contratualizados com o Serviço Nacional de Saúde com uma facturação anual superior a quatro milhões de euros tenha sido efectuada ao longo de 16 anos por adjudicação directa. Agora surgiu um grupo de Sevilha a disputar o mercado e não se sabe quem vai ser o vencedor. Em causa está a realização de cerca de 16 mil tratamentos por ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários