Kanye West já mudou oficialmente de nome. Agora é Ye

No final de Agosto, o ex-marido de Kim Kardashian havia pedido ao tribunal de Los Angeles, na Califórnia, para mudar de nome. Esta segunda-feira, o pedido foi oficialmente aprovado.

Foto
Espera-se que West volte a concorrer à presidência dos EUA em 2024 EPA/MICHAEL REYNOLDS

Kanye West já passou à história. O rapper norte-americano chama-se, a partir desta terça-feira, 19 de Outubro, oficialmente Ye — deixando de ter os apelidos Omari West. No final de Agosto, o ex-marido de Kim Kardashian havia pedido ao tribunal de Los Angeles, na Califórnia, EUA, para mudar de nome, justificando o requerimento com “razões pessoais”. Agora, quase dois meses depois, o juiz aprovou o pedido.

Nas redes socais, o cantor de Gold Digger já tinha mudado o nome para Ye há algum tempo, mas só agora se passará a chamar assim de forma oficial. A ideia da mudança de nome já vem sendo aflorada desde 2018, quando o artista lançou um álbum intitulado Ye e deixou, no Twitter, uma pista para uma possível mudança de nome. “O ser formalmente conhecido como Kanye West. Sou Ye”, escreveu o também designer de 44 anos.

Além de ser uma abreviatura do seu nome próprio original, Ye terá também um significado religioso. “Acredito que ‘ye’ é a palavra mais comum usada na Bíblia, onde significa ‘tu’”, disse o artista, numa entrevista à rádio norte-americana KRRL, citada pela BBC, por ocasião do lançamento do disco. O novo nome reflecte a sua postura perante a vida, explicava na mesma altura: “Portanto, Ye sou eu, sou nós, somos nós. Passei de Kanye, que significa o único, para só Ye ─ ser um reflexo do nosso bom, o nosso mau, o nosso confuso, tudo.”

Inicialmente ter-se-á pensado que o pedido era mais uma das extravagâncias por que é conhecido West, desde o design de moda até à candidatura presidencial. “É um homem brilhante, mas complicado”, é assim que Kim Kardashian descrevia o marido, em 2020, num comunicado onde falava sobre a doença bipolar do artista. Terão sido, aliás, os comportamentos erráticos do rapper a estar na origem do mediático divórcio, anunciado em Fevereiro deste ano.

Ye é pai de North, 7 anos, Saint, 5 anos, Chicago, 3 anos, e Psalm, de 2 anos, fruto do casamento com Kim Kardashian, com quem casou em Maio de 2014, numa grandiosa cerimónia de vários dias em Itália. Apesar de ter sido uma união repleta de momentos agitados, o divórcio terá sido simples, graças a um acordo pré-nupcial.

A fortuna de artista está avaliada em 1260 milhões de dólares (1037 milhões de euros), assentando no seu império de sapatos Yeez ou no selo discográfico GOOD Music, fundado em 2014. Recentemente, Ye lançou um novo álbum baptizado em homenagem à sua mãe, Donda.

Quando à presidência dos Estados Unidos, espera-se que West volte a concorrer em 2024, depois de 2020, a candidatura ter sido entregue demasiado tarde para figurar nos boletins de voto.

Sugerir correcção
Comentar