Preços dos combustíveis sobem com petróleo e margens dos comercializadores

Estudo da ENSE conclui que durante a pandemia “os preços médios de venda ao público desceram a um ritmo claramente inferior à descida dos preços de referência”.

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Nelson Garrido

A Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE) atribui a subida do preço dos combustíveis, em máximos de dois anos, mais ao aumento dos preços antes de impostos e das margens dos comercializadores do que ao aumento da fiscalidade.

A entidade que fiscaliza o sector dos combustíveis realizou uma análise à evolução dos preços e concluiu que “os preços médios de venda ao público estão em máximos de dois anos, em todos os combustíveis”, subida que “é mais justificada pelo aumento dos preços antes de impostos e das margens brutas do que pelo aumento da fiscalidade”.

Citando o estudo “Análise da Evolução dos Preços de Combustíveis em Portugal”, a entidade que fiscaliza o sector dos combustíveis conclui que, “durante os meses críticos da pandemia, os preços médios de venda ao público desceram a um ritmo claramente inferior à descida dos preços de referência”, o que significa que “as margens dos comercializadores atingiram, assim, em 2020, máximos do período em análise”.

Na gasolina, a margem dos comercializadores atingiu 36,8 cêntimos por litro (cts/l), em 23 de Março, e no gasóleo, 29,3 cts/l, em 16 de Março.

Já a Apetro - Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas tem vindo a atribuir o nível actual de preços nos combustíveis, superior a 2008, ainda que a cotação do petróleo seja inferior, à incorporação de biocombustíveis e à elevada carga fiscal.

“Especula-se bastante porque é que estando a cotação do petróleo e dos refinados muito abaixo dos valores de pico de 2008, os preços de venda nas bombas são superiores a esse período”, diz a Apetro, numa nota enviada esta quarta-feira.

A associação apresenta, na mesma nota, dois gráficos que detalham os preços nas semanas de 07 de Julho de 2008 e de 28 de Junho de 2021, concluindo que “a explicação para o aumento do preço está no sobrecusto da incorporação de biocombustível e sobretudo na carga fiscal” (ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e ao IVA - Imposto sobre o Valor Acrescentado).

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