Reduzir a quarentena para dez dias só com regras muito restritas

Direcção-Geral da Saúde deverá decidir em breve se o período de quarentena deve ser reduzido de 14 para 10 dias mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo em casa é preciso cumprir vários critérios clínicos.

Foto
Manuel Roberto

As duas mensagens podem parecer contraditórias. Por um lado, a directora-geral da Saúde reconhece que estamos a observar um aumento de casos em Portugal (e na Europa), por outro, Graça Freitas admite que o período de 14 dias de isolamento (a “quarentena”) para casos positivos pode ser encurtado para 10 dias. A verdade é que o conhecimento adquirido nos últimos meses sobre o SARS-CoV-2 já será suficientemente robusto para que as autoridades de saúde de vários países já tenham tomado a decisão de reduzir o tempo de quarentena. Apesar e independentemente do número de casos detectados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção