Ministério da Agricultura esclarece que Portugal não exporta ovelhas para a China

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal após um surto de paraplexia enzoótica ter sido detectado em 70 ovelhas na Guarda.

Foto
Nuno Ferreira Monteiro

O Ministério da Agricultura esclareceu esta quinta-feira que “Portugal não exporta pequenos ruminantes para a China” e confirmou a detecção de dois casos de tremor epizoótico dos pequenos ruminantes (Scrapie) nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Ministério da Agricultura, através da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esclarece que Portugal “não exporta pequenos ruminantes para a China”.

O esclarecimento surge após as alfândegas chinesas terem banido as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda.

A notícia foi avançada esta quinta-feira pela versão em língua chinesa do Global Times, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, e cita a Administração das Alfândegas da China.

A mesma fonte justificou a decisão com um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica, doença neurodegenerativa fatal que acomete o sistema nervoso de ruminantes, sendo mais comum em ovinos, detectado entre 70 ovelhas no distrito da Guarda, norte de Portugal.

Portugal não está autorizado a exportar carne de ovelha ou produtos relacionados para a China, confirmou à agência Lusa fonte diplomática, acrescentando que as autoridades portuguesas estão ainda em processo de negociação.

O Ministério da Agricultura refere, ainda, no comunicado, que foram detectados dois casos em Portugal relativos ao tremor epizoótico dos pequenos ruminantes (Scrapie).

Segundo a fonte, um caso foi detectado na Cova da Beira (distrito de Castelo Branco), “que foi comunicado em Dezembro de 2019 à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e outro na Mêda [distrito da Guarda], que também foi comunicado, este mês, à mesma organização, tal como é obrigatório nos termos da legislação”.

“Todo o efectivo coabitante, nos dois casos, foi eliminado (cerca de 70 animais em cada caso)”, acrescenta a nota.

O comunicado lembra que “casos de Scrapie clássico detectados em Portugal são muito esporádicos e que esta é uma doença sob vigilância pelas autoridades portuguesas há vários anos, não existindo qualquer evidência da sua transmissão ao homem”.

Sugerir correcção