França suspende participação em missão da NATO por causa da Turquia

Em causa está um incidente marítimo no Mediterrâneo Oriental entre navios de guerra franceses e turcos. Os dois aliados da NATO apoiam barricadas opostas no conflito líbio e têm trocado duras acusações.

Foto
O Presidente francês, Emmanuel Macron, acusou a Turquia de ter "responsabilidades criminais" no caos que a Líbia vive LUDOVIC MARIN / POOL/LUSA

A França informou a NATO de que vai suspender a sua participação na operação naval Sea Guardian até a investigação do incidente marítimo que opôs navios de guerra franceses a turcos no Mediterrâneo Oriental estar terminada. Os dois aliados da Aliança Atlântica, que apoiam forças opostas na guerra na Líbia, têm trocado acusações sobre a responsabilidade do caos vivido naquele país do Norte de África.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção