FEST em Agosto com cinema drive-in e edição simultânea em Espinho, Porto e Lisboa

Festival decorrerá agora entre os dias 2 e 9 de Agosto. Drive-in surge como solução que não compromete “os cuidados necessários no actual cenário de controlo pandémico”.

Foto
LUSA/ERDEM SAHIN

O FEST - Festival Novos Cineastas Novo Cinema, que habitualmente decorre em Junho, foi adiado esta quarta-feira para os dias 2 a 9 de Agosto, devido à pandemia de covid-19, e complementará a competição internacional com sessões drive-in, numa edição simultânea em Espinho, no Porto e em Lisboa.

As sessões que decorrerão no Porto e em Lisboa correspondem a uma mudança através da qual “o FEST pretende reforçar o seu compromisso para com a sala de cinema enquanto espaço primordial para a mostra de filmes”. Reconhecendo, contudo, que é preciso criar soluções de visionamento colectivo “que não comprometam os cuidados necessários no actual cenário de controlo pandémico”, a organização anunciou a introdução de um cinema drive-in a instalar temporariamente em Espinho.

A oferta concreta da programação de 2020 só será divulgada dentro de algumas semanas, mas o FEST diz que mantém a aposta no “novo cinema mundial”, numa altura particularmente difícil devido à nova crise global. Se já antes os novos talentos da indústria se deparavam com constrangimentos consideráveis na divulgação das suas primeiras obras, argumenta a organização, agora esses realizadores emergentes enfrentam “ainda mais dificuldades para mostrar os seus filmes, devido ao cancelamento de diversos festivais internacionais e à incerteza quanto à actividade das salas do circuito comercial”.

Outra mudança ajustada aos condicionamentos sanitários é o novo formato do Pitching Forum, espaço de auscultação que este ano se verificará em formato streaming, para que, mesmo à distância e através da Internet, “novos cineastas possam apresentar os seus projectos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores de topo, com vista à obtenção de apoios e financiamento”.

Já o programa de formação profissional Training Ground, que se tornou referência do certame, será adiado e reconfigurado, assim como outras secções profissionais do festival agora inviáveis no formato desejado, nomeadamente o Director's Hub e as Industry Meetings. “Sendo uma das apostas do FEST a criação de um ambiente de proximidade, troca de ideias e contacto informal entre profissionais de diversos espectros, a realização dessas secções dentro das actuais regras de limitação de aglomerados e distanciamento social comprometeria, de forma inequívoca, a identidade e o sucesso da iniciativa”, justifica a associação.

Em alternativa, “ao longo do ano e em formato online serão organizadas várias conversas e entrevistas que possam manter abertos os espaços de discussão e partilha com nomes consagrados da indústria, alimentando a criação de uma rede colaborativa entre os diversos profissionais do sector”.

Sugerir correcção