Covid-19: na última semana a Suécia foi o país com maior taxa de mortes per capita da Europa

Números surgem quando há novas críticas ao modo como são tratados doentes nos lares de idosos. O modelo sueco não parece também trazer grandes vantagens económicas.

Foto
Anders Tegnell, o responsável pela estratégia sueca, diz que só fará sentido contar números de mortes dentro de cerca de dois anos Reuters

A Suécia tornou-se no país com maior taxa de mortes per capita da Europa devido à covid-19, ultrapassando o Reino Unido: segundo dados da Universidade de Oxford, entre 12 e 19 de Maio, o país registou 6,25 mortes diárias por milhão de habitantes, o maior número da Europa; o Reino Unido 5,75 mortes diárias por milhão de habitantes. Isto, quando surgem mais informações sobre a situação nos lares de idosos, já apontados pelas autoridades como o ponto fraco da estratégia do país, que não decretou confinamento obrigatório.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção