Como fazer hambúrgueres vegetarianos

O Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão) foi criado por Márcia Gonçalves, em 2012, e tem como missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

Foto
DR

As leguminosas, grupo de alimento de particular importância numa alimentação vegetariana, podem ser confeccionadas de variadíssimas formas para além dos estufados: saladas, pastas, salteados, assadas e também podem ser parcialmente desfeitas e misturadas com diferentes legumes e condimentos, e moldadas em hambúrgueres, ou, noutros formatos.

Nesta receita, a pensar em quem se está a iniciar na culinária vegetariana, deixo algumas sugestões para a elaboração destes “hambúrgueres” vegetais.

Foto
DR

Consistência da massa

Para conseguir um bom “hambúrguer” utilizando essencialmente leguminosas é preciso saber conjugar os ingredientes de forma a obter a consistência e sabor certos. É fundamental criar uma massa coesa para que os preparados possam ser moldados e facilmente manuseados, sendo que o amido encontrado nas batatas, leguminosas, cereais ou no pão ralado pode ajudar a ligar.

Outro aspecto a ter em atenção é a hidratação da massa. Uma massa muito húmida ou muito seca não vai permitir moldar com sucesso os hambúrgueres. Nesta receita, refoguei o feijão para remover alguma humidade, mas, também pode juntar pão ralado, farinha de trigo, aveia, etc..

Ingredientes e sabor

Para a quantidade média de leguminosas de uma lata (260 g), de forma a obter inúmeras combinações de novos sabores, pode optar por juntar:

  • Legumes cozidos/salteados: Junte até 1 chávena de cebola, cenoura, beterraba, batata-doce, brócolos ou outras verduras. Também podem ser adicionadas pastas (polpa de tomate ou massa de pimentão, por exemplo), em menor quantidade.
  • Cereais cozidos: Pode aproveitar o arroz cozido esquecido no frigorífico, que permite adicionar alguma textura aos “hambúrgueres” e ajuda a ligar a massa.
  • Proteína texturizada de soja: Se procura aumentar o conteúdo proteico dos hambúrgueres, pode juntar ½ chávena de soja fina à massa.
  • Frutos gordos e sementes: Pode juntar para dar mais textura aos “hambúrgueres”.
  • Ervas aromáticas: Se forem frescas, junte até ¼ de chávena de salsa, manjericão, coentros, cebolinho, e até 1 colher de sopa de ervas aromáticas secas.
  • Especiarias: Junte até ½ colher de chá de especiarias como paprica, cominhos, sementes de coentros, ou gengibre, e um pouco menos de piripíri;
  • Alho: 1 colher de chá de alho picado.
  • Molho de soja: Até 1 colher de sopa.
  • Raspa e sumo de lima ou limão: Estes elementos ácidos podem acentuar o sabor da preparação.

Moldar

Para moldar o hambúrguer, basta formar uma bola com a massa e depois achatar. Aquando da moldagem, tente não aplicar muita pressão somente no centro pois as bordas irão abrir. Assim, à medida que achata deve alisar as bordas do hambúrguer.

Conservar

Depois de moldados, os hambúrgueres podem ser armazenados no frigorífico e consumidos no prazo de três dias, ou, no congelador durante três meses. Quando congelados, devem ser descongelados no frigorífico ou no microondas antes da utilização.

A receita que se segue teve por base algumas das instruções acima descritas, servindo como exemplo prático, mas espero que estas sugestões catalisem novas experiências culinárias, e que vos permitam criar novas combinações destes preparados de leguminosas.

Sobre esta receita de hambúrgueres de feijão preto e cogumelos, destaco o facto de os cogumelos terem sido picados para dar mais textura ao “hambúrguer”, e salteados, juntamente com a cebola, acabando por desenvolver mais sabor. No entanto, para que não prevalecesse apenas o paladar dos cogumelos neste preparado, juntei também a paprica com o sabor a fumo, o molho de soja salgado e um pouco de limão ou de lima, para trazer alguma acidez.

O feijão, grosseiramente esmagado na frigideira com recurso a uma colher foi suficiente para unir os cogumelos picados, não sendo necessária a adição de farinha ou pão ralado, nem a utilização de mais equipamentos de cozinha (robot ou processador de alimentos). Em termos de materiais, nesta receita bastou apenas os ingredientes preparados, uma colher e uma frigideira antiaderente.

Foto
DR

Hambúrgueres de feijão preto e cogumelos

Rende: 4 hambúrgueres (2 porções individuais)

Tempo: 30 min

Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
1 lata (260 g) de feijão preto cozido, bem drenado
2 colheres de chá de chá de azeite
½ cebola, cortada em cubos
200 g de cogumelos castanhos, bem picadinhos (podem ser triturados num processador de alimentos, por exemplo)
2 dentes de alho, picados
1 colher de chá de colorau
½ colher de chá de paprica fumada (opcional)
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sumo de lima ou limão
2 colheres de sopa de salsa ou coentros frescos, picados
Pimenta preta e sal a gosto

Preparação:

  1. Numa frigideira, aqueça 1 colher de azeite e salteie a cebola durante alguns minutos até ficar translúcida. Junte os cogumelos e o alho, e salteie até que percam bastante humidade, durante cerca de 8-10 minutos em lume médio, mexendo frequentemente. Reduza o lume, junte o feijão preto e os condimentos. Esmague com uma colher o feijão, desfazendo-o grosseiramente. Rectifique os temperos a gosto e ajuste a consistência, adicionando água, caso a mistura esteja muito seca, ou farinha/flocos/sementes ou frutos gordos moídos, caso o preparado esteja muito húmido. Junte por fim as ervas aromáticas frescas. Retire do lume e deixe a massa arrefecer.
  2. Forme 4 hambúrgueres.
  3. Numa frigideira antiaderente, aqueça a restante colher de chá de azeite e passe um guardanapo para revestir a superfície da frigideira. Coloque os hambúrgueres e coza durante cerca de dois minutos, até estar dourado. Vire cuidadosamente e frite do outro lado.
  4. Sirva acompanhado de massa ou arroz, com legumes a gosto, ou, conforme sugerido na fotografia, com a receita do pão de nozes e centeio, guarnecido com o chutney de tomate.
Sugerir correcção