Covid-19: Partido Democrata adia convenção por causa do coronavírus

O encontro onde se confirma o candidato à Casa Branca estava marcado para Julho, mas passou para 17 de Agosto, uma semana antes da data prevista para o início da convenção do Partido Republicano.

Foto
Joe Biden lidera a corrida com uma vantagem de 303 delegados sobre Bernie Sanders Reuters/Elizabeth Frantz

A convenção nacional do Partido Democrata norte-americano, onde é nomeado o candidato que vai concorrer às eleições presidenciais de Novembro, foi adiada de meados de Julho para meados de Agosto, devido à pandemia do novo coronavírus. O adiamento surgiu horas depois de o favorito à nomeação, Joe Biden, ter apelado à mudança de calendário.

“Duvido que a convenção do Partido Democrata possa ser realizada em meados de Julho. Acho que vamos ter de a adiar para Agosto”, disse Biden no programa do apresentador Jimmy Fallon, o Tonight Show.

A data inicial da convenção era de 13 a 16 de Julho, em Milwaukee, no estado do Wisconsin. Agora, além de ter dimensões bastante mais reduzidas do que o habitual, por causa dos riscos de contágio, deverá iniciar-se a 17 de Agosto – apenas uma semana antes da convenção do Partido Democrata.

O Partido Republicano tem a sua convenção nacional agendada para 24 a 27 de Agosto, em Charlotte, na Carolina do Norte. Sem oposição nas primárias, Donald Trump está praticamente confirmado como candidato do Partido Republicano às eleições de Novembro.

No Partido Democrata a situação ainda não é clara. Biden lidera com uma vantagem de 303 delegados (1217 contra 914), mas ainda não garantiu os 1991 necessários para afastar da corrida o seu único adversário, o senador do Vermont Bernie Sanders.

Vários estados adiaram as suas eleições primárias por causa do novo coronavírus, o que torna impossível uma clarificação da corrida durante o mês de Abril. Se Sanders não desistir até lá, Biden não conseguirá confirmar a sua vitória antes de Junho.

Sugerir correcção
Comentar