Um Dia Mundial do Teatro ao domicílio

Com as salas fechadas e os artistas em quarentena, teatros e companhias do país assinalam a efeméride desta sexta-feira com uma série de actividades nas suas plataformas online. D. Maria II, São João e a Teatro Nacional 21 são alguns dos agentes envolvidos.

Foto
Oceano, de Ainhoa Vidal, é uma das peças do seu acervo que o São Luiz vai disponibilizar neste Dia Mundial do Teatro ESTELLE VALENTE

O Dia Mundial do Teatro de 2020 ficará para a história, mas não pelas melhores razões. Teatros fechados, salas vazias, programações em suspenso, artistas e espectadores separados, cada um em suas casas, e uma classe artística portuguesa que vê a sua precariedade pré-coronavírus a afundar-se ainda mais. Contudo, dizem-nos, “the show must go on”, com o optimismo possível e da maneira possível – ou seja, online, sem descartar a rádio e a televisão. Vários teatros e companhias do país mobilizaram-se para assinalar esta data com uma série de iniciativas gratuitas que passam, sobretudo, por respigar os seus arquivos, disponibilizar espectáculos gravados e por leituras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar