Advogada de Assange diz que Trump ofereceu perdão em troca de inocência para a Rússia

Advogada afirma que ex-congressista se encontrou com Assange em 2017, oferecendo-lhe um perdão presidencial. Em troca, australiano teria de afirmar que Rússia não esteve envolvida em roubo de emails do Partido Democrata em 2016.

Foto
Assange aguarda uma decisão quanto ao pedido de extradição dos Estados Unidos Reuters/Simon Dawson

A advogada de Julian Assange garantiu, esta quarta-feira, que o antigo congressista republicano Dana Rohrabacher, aliado de Donald Trump, ofereceu ao fundador da WikiLeaks um perdão em nome do Presidente. Em troca, Assange teria de testemunhar que a Rússia não esteve envolvida no roubo de emails ao Comité Nacional do Partido Democrata em 2016.

Durante uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, a defensora de Julian Assange, Jennifer Robinson, alegou que Trump utilizou Dana Rohrabacher, em 2017, para transmitir a sua proposta a Assange. De acordo com Robinson, o congressista ter-se-á encontrado com Assange na embaixada do Equador em Londres, onde o australiano esteve durante sete anos.

Citada pela BBC, a Casa Branca garante que estas revelações são “invenções e mentiras”. Edward Fitzgerald QC, advogado que também representa Assange, garante que a equipa de defesa tem em sua posse provas de que este encontro teve lugar e que esta proposta foi apresentada ao seu cliente. A juíza considerou as provas apresentadas como válidas.

O responsável pela divulgação de documentos diplomáticos do Departamento de Estado norte-americano, está numa prisão britânica, após ter sido detido pelas autoridades na embaixada do Equador em Londres. Assange aguarda uma decisão quanto ao pedido de extradição dos Estados Unidos, com o Governo norte-americano a desejar que o denunciante seja julgado por ter alegadamente infringido a Lei da Espionagem ao revelar documentos relativos à guerra do Iraque e do Afeganistão. Imputado de 18 crimes, Assange pode ser condenado a uma pena de prisão até 175 anos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários