“Os subsídios são a última e a melhor hipótese para o futuro do jornalismo”

Vivemos num “ecossistema de desinformação”, assim lhe chama o académico Victor Pickard. Propaganda e fake news crescem ao mesmo tempo que a imprensa procura um modelo de negócio sustentável. Na era do Google e do Facebook, são problemas exacerbados pela tecnologia, mas com raízes nos mercados, defende o estudioso.

Foto
Victor Pickard é autor do livro Democracy Without Journalism?: Confronting the Misinformation Society Sara Jesus Palma

Quando a Internet apareceu, muitos acreditaram que iria ser a ferramenta ideal para defender a democracia. Muitos escândalos de propaganda e manipulação depois, a narrativa mudou e tudo parece estar em causa, até a democracia. O problema não está na tecnologia em si, argumenta Victor Pickard, professor da Escola de Comunicação de Annenberg, na Universidade da Pensilvânia, mas antes numa crença cega nos mercados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários