Una cosa muy seria

Os americanos conseguiram desembarcar em Omaha, no final do Dia D, mais de 34.000 homens. Com eles seguia o fotógrafo Robert Capa. Muitas das suas fotografias estragaram-se. As que ficaram são imagens tremidas, como esta que publicamos, que por isso ganharam uma imensa força expressiva, tornando-as um dos testemunhos de guerra mais eloquentes de sempre. A guerra ganhou-se ali, nas praias da Normandia.

Foto
A mais marcante fotografia de Robert Capa do soldado Edward K. Regan imerso nas águas cinzentas, por entre destroços no mar hostil © Robert Capa © International Center of Photography/Magnum Photos/Fotobanco.pt

Nas lanchas, os comandantes gritaram aos seus homens que baixassem as cabeças, para não verem aquilo que os aguardava à frente. Muitos fecharam os olhos, lutando contra o enjoo provocado pelas grandes ondas, vagas de mar e medo. “Tresandava a vómito”, diria um sobrevivente da carnificina.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários