Coreia do Norte lança vários mísseis de curto alcance

Porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano disse que se tratava de um teste com um sistema de mísseis para combate terrestre.

Foto
Disparos de misseis acontece uma semana após a cimeira que reuniu Kim-Jong-un e Vladimir Putin Reuters/EDGAR SU

A Coreia do Norte lançou este sábado vários mísseis de curto alcance, um segundo teste com armas tácticas em menos de um mês, informaram fontes militares sul-coreanas.

De acordo com o comunicado do chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, divulgado pela agência noticiosa Yonhap, o regime de Pyongyang “disparou vários mísseis” da cidade de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte.

As autoridades sul-coreanas registaram vários mísseis que viajaram entre 70 e 100 quilómetros hora, segundo a nota oficial.

 "Os nossos militares estão a acompanhar de perto os movimentos da Coreia do Norte” em “estreita coordenação com os Estados Unidos”, acrescenta o comunicado.

No dia 18 de Abril, o regime de Pyongyang informou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, havia supervisionado um teste de uma nova arma táctica no dia anterior. Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano disse que se tratava de um teste com um sistema de mísseis para combate terrestre.

 Os lançamentos deste sábado acontecem pouco mais de uma semana depois da cimeira entre Kim Jong-un e do Presidente russo, Vladimir Putin, em Vladivostok.

“Os Estados Unidos adoptaram uma atitude de má-fé” na segunda cimeira entre o líder norte-coreano e o Presidente dos EUA, Donald Trump, em Fevereiro, disse Kim a Putin no encontro, segundo a KCNA.

A Coreia do Norte tem exigido que cessem “totalmente” as sanções que a ONU impôs ao regime de Pyongyang devido aos testes nucleares e balísticos iniciados em 2006.

 A Casa Branca, no entanto, mantém a posição de não ceder a essa pressão enquanto Pyongyang não tomar medidas concretas para desmantelar o seu arsenal nuclear.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários