Assis fora das listas para a Europa é estrela na convenção do PS

Eurodeputado, que liderou a lista ao Parlamento Europeu em 2014, está de saída mas disponível para participar na campanha do partido.

Foto
António Costa e Franciso Assis no Congresso do PS, na Batalha Rui Gaudencio

O eurodeputado Francisco Assis não vai integrar as listas do PS às europeias, como confirmou ao PÚBLICO, mas aceitou o convite de António Costa para discursar na convenção nacional sobre a Europa que o PS vai realizar este sábado, em Vila Nova de Gaia, e o eurodeputado aceitou. Vai discursar na sessão da manhã, naquele que pode ser o seu último acto como deputado europeu.

Em 2014, Assis ocupou o lugar mais honroso que se pode ter numa lista, promovendo assim, a federação do Porto, a sua distrital. Nessas eleições, o PS conseguiu 31,48% dos votos que lhe permitiram a eleição de oito eurodeputados, dos quais alguns serão de novo candidatos a 26 de Maio. Desta vez, Assis fica de fora, mas o antigo líder da bancada parlamentar do PS desdramatiza e aceita a escolha de António Costa, com quem tem falado pontualmente. Há um mês, quando começou a ganhar força a ideia de que não iria na lista, Assis sossegou as hostes ao afirmar que em caso algum entraria em confronto com Costa, sublinhando que essa questão não lhe tira um minuto de sono.

Mas disse mais, mostrando-se disponível para participar na campanha eleitoral em defesa do projecto europeu, defendido pelo líder socialista. E, em declarações à Lusa, afirmou: “Desiludam-se os que julgam que vai haver confronto entre mim e o secretário-geral do PS, ou entre mim e o partido, porque isso, em absoluto, não vai acontecer, já que, no essencial, estamos de acordo. Eu ir ou não na lista não me tira um minuto de sono”.

Com 54 anos, Francisco Assis está de saída do Parlamento Europeu, mas António Costa pode reservá-lo para integrar um futuro Governo socialista, tendo em conta o seu perfil político.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários