Participantes desfilaram em cerimónia a que nem Marcelo faltou

Delegações desfilavam na passadeira azul no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia.

Fotogaleria
Amaia e Alfred, os representantes de Espanha Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Amaia e Alfred, os representantes de Espanha Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
ZiBBZ, da Suíça Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
SuRie, do Reino Unido Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Claudia Pascoal, com Isaura Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Franka , da Croácia Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Aisel, do Azerbaijão Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Jessica Mauboy, da Austrália Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Eugent Bushpepa, da Albânia Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Eleni Foureira, de Chipre Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Mikolas Josef, da República Checa Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Mikolas Josef, da República Checa Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Rasmussen, da Dinamarca Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Elina Nechayeva, da Estónia Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Eye Cue, da Macedónia Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Netta, de Israel Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
A representante de Israel Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Cesar Sampson, da Áustria Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
DoReDoS, da Moldávia Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Os italianos Ermal Meta e Fabrizio Moro Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Madame Monsieur, de França Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Contestant Alexander Rybak of Norway poses on the blue carpet during the opening party for the Eurovision Song Contest at the Maat museum in Lisbon, Portugal May 6, 2018. REUTERS/Rafael Marchante Reuters/RAFAEL MARCHANTE

A cerimónia de abertura do Festival Eurovisão da Canção, em Lisboa, que incluiu o desfile das 43 delegações concorrentes numa passadeira azul e que decorreu à beira rio, terminou neste domingo com uma visita surpresa do Presidente da República Portuguesa.

Ainda as delegações desfilavam na passadeira azul estendida na rua entre o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) e o rio Tejo, pelas 19h40, quando Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao local, entrando directamente para a tenda montada em frente ao Museu da Electricidade, onde decorreu uma festa à qual os jornalistas não puderam aceder, com excepção da RTP, disseram à agência Lusa várias fontes ligadas à organização.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, na festa esteve também o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, bem como alguns vereadores da autarquia da capital, e o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.

Já perto das 21h, ainda a última delegação, a portuguesa, não tinha chegado a meio ao da "passadeira azul". Cláudia Pascoal, a intérprete, e Isaura, a compositora, mostraram-se cansadas, partilhando com a Lusa que já nem sabiam a hora a que tinham começado o percurso.

A reacção de fãs e jornalistas "tem sido incrível", disseram à Lusa em coro. Apesar de toda a azáfama e atenção, o festival "tem sido super calmo, acima de tudo".

Cláudia Pascoal e Isaura, a dupla de O Jardim só começou a percorrer a passadeira azul ao final do dia, mas tudo começou ao início da tarde deste domingo, quando pelas 15h os jornalistas que iam chegando começavam a ser arrumados em compartimentos criados ao longo do passeio situado em frente ao Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT).

Portugal partilhou o espaço com profissionais da Finlândia, da Arménia, da Suíça e da Irlanda. A escadaria do edifício ficou reservada aos fãs, acreditados para o festival tal como os jornalistas.

A zona entre o MAAT e o Museu da Electricidade esteve toda a tarde sob fortes medidas de segurança, quer em terra, quer no rio, e com algumas restrições à circulação de jornalistas, fotógrafos e fãs.

Às 17h10, a delegação da Albânia foi a primeira a percorrer a passadeira azul, tendo, cerca de meia hora depois chegado a meio do percurso onde a organização colocou uma esfera armilar onde cada colocava uma garrafa de vidro, onde estava pintada a bandeira do seu país.

Pelas 18h30, a delegação da Albânia foi também a primeira a entrar na tenda transparente montada em frente ao Museu da Electricidade, onde decorreu uma cerimónia interdita a jornalistas e onde uma a uma foram entrando as 43 delegações.

Com alguns interpretes a serem mais abordados do que outros, houve também espaço para alguns cantarem "à capela" partes dos temas que vão defender no concurso, como as representantes da Austrália, Jessica Mauboy, e da Estónia, Elina Nechayeva, ou o da Bielorrússia, Alekseev.

Além das delegações, desfilaram ainda pela passadeira azul as quatro portuguesas a quem cabe este ano a tarefa de apresentar as semifinais e a final do concurso: a actriz Daniela Ruah e as apresentadoras de televisão Filomena Cautela, Sílvia Alberto e Catarina Furtado, todas em vestidos de gala.

Daniela Ruah, a viver nos Estados Unidos e uma das protagonistas da série NCIS Los Angeles, emitida em todo o mundo, foi a que mais chamou a atenção dos jornalistas espalhados ao longo da passadeira. A um jornalista suíço, espantado por vê-la ali, explicou que é portuguesa. "A todos os que não sabem, eu sou portuguesa e tenho muito orgulho do meu país", afirmou para uma câmara.

A 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção decorre em Lisboa, com o "quartel-general" montado no Parque das Nações. As semifinais decorrem na terça e na quinta-feira, na Altice Arena, e a final está marcada para sábado no mesmo local.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários