Vice-director do FBI demite-se após críticas de Trump

Andrew McCabe, que foi criticado pelo Presidente norte-americano ao longo dos últimos meses, deixa o FBI a poucas semanas da reforma.

Foto
Reuters/Kevin Lamarque

O vice-director do FBI, Andrew McCabe, demitiu-se do cargo nesta segunda-feira com efeitos imediatos. A decisão surge cerca de dois meses antes da data marcada para a sua reforma.

A notícia é avançada pela NBC News, que cita várias fontes próximas ao processo. McCabe iria reformar-se, e consequentemente sair do FBI, em Março.

McCabe foi criticado por Donald Trump, tendo ambos protagonizado uma relação tensa nos últimos meses. A NBC diz inclusivamente que McCabe foi pressionado a demitir-se pelo Presidente, cuja campanha eleitoral está a ser investigada, por suspeitas de ter havido interferências da Rússia nas eleições presidenciais de 2016, e um possível conluio da equipa de Trump com Moscovo.

Na semana passada, o Washington Post noticiou que após a demissão do anterior director do FBI, James Comey, e durante um encontro na Sala Oval na Casa Branca, Trump perguntou a McCabe em quem este tinha votado nas eleições presidenciais, o que foi entendido como um gesto de pressão sobre o responsável da polícia de investigação federal norte-americana.

Sugerir correcção
Comentar