Chapecoense e Atlético Nacional vão disputar a Supertaça sul-americana

As equipas iam encontrar-se em Novembro na final, também a duas mãos, da Taça Sul-Americana, quando o avião que transportava a equipa brasileira caiu, matando 71 pessoas.

Foto
Reuters/PAULO WHITAKER

Os clubes de futebol brasileiro Chapecoense e colombiano Atlético Nacional anunciaram esta segunda-feira que vão encontrar-se finalmente na próxima semana para disputar a Supertaça sul-americana.

As equipas iam encontrar-se em Novembro na final, também a duas mãos, da Taça Sul-Americana, quando o avião que transportava a equipa brasileira caiu, matando 71 pessoas.

O Atlético Nacional, que venceu a Taça Libertadores, a principal competição de futebol da América do Sul, e a Chapecoense, a quem foi atribuído o triunfo na Taça Sul-Americana, por proposta do clube colombiano, encontram-se na primeira mão a 4 de Abril na cidade brasileira de Chapecó, com a segunda mão a ser realizada a 10 de Maio, em Medellin.

Em 29 de Novembro, 19 futebolistas da Chapecoense morreram no acidente perto de Medellin, com o avião a cair por falta de gasolina: a aeronave transportava 77 pessoas, sendo que 71 faleceram. A Chapecoense tem-se reconstruído com novos futebolistas e patrocinadores, embora os familiares das vítimas estejam ainda a ser penalizados pela falta de compensação financeira pelas suas perdas.

O clube brasileiro precisou de uma autorização especial para receber o desafio, já que o seu estádio, o Arena Conda, alberga apenas 22 mil espectadores, quando as regras da CONMEBOL definem que as finais continentais devem ser realizadas em recintos com um mínimo de 40 mil lugares.

A CONMEBOL declarou que os 200 mil habitantes de Chapecó desejam "pagar na sua própria cidade um tributo especial ao Atlético Nacional pelas suas acções de solidariedade e apoio oferecido à equipa na altura do acidente".

Sugerir correcção
Comentar