Milhares de pessoas marcham pela Europa na capital britânica

A marcha teve início junto ao Hyde Park, seguindo em direcção à Praça do Parlamento, em Westminster, no 60.º aniversário do Tratado de Roma. Alguns participantes traziam flores amarelas, em memória das vítimas do atentado da passada quarta-feira.

Foto
O protesto deste sábado pretende "fazer ouvir as vozes dos 48%" que, em Junho do ano passado, votaram contra o "Brexit" Reuters/PETER NICHOLLS

No início da tarde deste sábado, a marcha “Unidos pela Europa” está a levar milhares de pessoas ao centro de Londres para mostrarem o seu descontentamento com a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A manifestação tem lugar no dia em que se comemoram 60 anos do Tratado de Roma, que marcou a fundação da Comunidade Económica Europeia (que esteve na origem da UE), mas também a poucos dias da data anunciada pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para a activação do Artigo 50, que a 29 de Março deverá dar início às negociações oficiais para o “Brexit”.

A marcha teve início ao meio-dia em Park Lane, junto ao Hyde Park, seguindo em direcção à Praça do Parlamento, em Westminster. O jornalista Dan Roberts, do jornal britânico The Guardian, descreveu no Twitter que os manifestantes cantavam "happy birthday to EU" (parabéns à UE).

De acordo com o Guardian, muitos participantes trazem flores amarelas para serem colocadas no memorial de homenagem às vítimas do ataque terrorista em Westminster, que fez quatro mortos e deixou mais de 50 pessoas feridas na última quarta-feira. 

A saída do Reino Unido da UE foi decidida pelos britânicos em Junho de 2016, por referendo. O protesto deste sábado, afirmam os organizadores, pretende "fazer ouvir as vozes dos 48%" que votaram contra o "Brexit", assim como as dos que não puderam votar no referendo, como os mais jovens e os cidadãos da UE que vivem no Reino Unido. 

A organização da marcha espera mais de 15 mil pessoas no protesto. Nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, cerca de 20 mil pessoas indicaram que estariam presentes no evento.

Sugerir correcção
Ler 29 comentários