“Imigração não é um direito, é um privilégio”, disse Trump a Merkel

Chanceler alemã evitou polémicas na sua visita à Casa Branca, mas as suas diferenças em relação a Donald Trump foram óbvias, até na linguagem corporal dos dois líderes.

Foto
Trump e Merkel mostraram discordâncias na conferência de imprensa final MICHAEL REYNOLDS /REUTERS

 As sondagens mostram que 80 a 90% dos alemães “detestam” quase tudo o que Donald Trump fez desde que tomou posse como Presidente dos Estados Unidos. Mas ainda assim, na sua primeira visita à Casa Branca, a chanceler Angela Merkel evitou referir-se às polémicas ideias do seu anfitrião sobre imigrantes e refugiados, preferindo repetir a mensagem de unidade e colaboração entre os dois países que trazia preparada de Berlim.

“Agradeço a hospitalidade, fui muito bem recebida”, afirmou Angela Merkel, que agradeceu aos Estados Unidos o apoio dado à Alemanha após a II Guerra Mundial e as décadas de aliança durante a Guerra Fria para manifestar esperança de que essa cooperação americana — com a Alemanha e a Europa — se prolongue no futuro e beneficie os dois blocos. “Os EUA respeitarão as instituições históricas”, respondeu o Presidente Donald Trump, que já antes tinha declarado o seu “forte apoio à NATO”.

As expectativas eram elevadas para o primeiro encontro entre os líderes que, como se repetiu dos dois lados do Atlântico, não podiam ser mais diferentes do ponto de vista político e também em personalidade. A tensão foi também evidente na linguagem corporal dos dois líderes: nada de sorrisos e nem um minuto de descontracção, apesar de a habitual coreografia deste tipo de cerimónias ter sido por várias vezes atropelada.

A chanceler alemã foi a mais contida e disciplinada nas suas respostas: Merkel nunca foi pela via do confronto mas também nunca deixou de assinalar — e de forma firme — as suas diferenças de opinião em relação a Donald Trump, que se mostrou mais constrangido do que é seu costume.

“Tivemos de abordar assuntos sobre os quais divergimos, mas o nosso papel é representar os interesses dos nossos países e procurar encontrar um compromisso que sirva o interesse de ambos os lados”, observou Angela Merkel.

Na resposta a perguntas sobre globalização e comércio internacional, ou isolacionismo e abertura e integração, Merkel limitou-se a repetir as suas posições conhecidas de apoio do processo de integração europeia e de defesa da liberdade de movimentos e das oportunidades para os refugiados. “Para mim é isso que está certo e a minha posição não mudou”, declarou.

E a de Donald Trump também não. “A imigração é uma questão de segurança nacional e precisamos de proteger as fronteiras. A imigração é um privilégio, não é um direito, e a segurança dos cidadãos está sempre em primeiro lugar”, declarou.

Porta-voz da Europa

Merkel — a quem Trump já se referiu como “uma desgraça” e “um desastre” por causa da sua política migratória e de acolhimento de refugiados, que considerou um “erro catastrófico” — enfrenta em Setembro aquele que se adivinha como o mais difícil desafio eleitoral da sua carreira: candidata a um quarto mandato consecutivo, a chanceler está a ser pressionada pela esquerda e pela extrema-direita.

Mas, fiel ao seu estilo, a chanceler não foi a Washington para marcar pontos na frente doméstica — na Casa Branca, pareceu sentir-se confortável na pela de porta-voz da Europa, defensora da ordem liberal ou até mesmo de “líder do mundo livre”, como escreveu o Politico.

Como explicou Merkel, as duas horas de reunião serviram principalmente para abordar as matérias de segurança e defesa internacional que preocupam os europeus: a relevância da NATO para travar as ambições expansionistas do Presidente da Rússia e para combater o terrorismo; a reafirmação do sucesso de modelo da União Europeia como garante da estabilidade e paz ou das organizações multilaterais como a ONU para enfrentar a ameaça da Coreia do Norte ou o desafio das alterações climáticas.

Ignorando alguns desses assuntos, Donald Trump insistiu na necessidade de os aliados pagarem os custos da defesa europeia. “Muitas nações estão devedoras das suas contribuições à NATO e isso é muito injusto para os EUA”, criticou. O seu país vai investir milhões no seu aparelho militar para se tornar “mais forte e poderoso, a um nível que nunca se viu antes”, acrescentou.

Fake news”

Trump rejeitou uma pergunta de um jornalista alemão, garantindo que “não acredita em políticas isolacionistas”. “Isso é um exemplo de fake news”, declarou.

Quanto à vertente económica, que se suponha que fosse o prato forte do encontro, não foi dito muito. “Não falamos muito detalhadamente sobre essas questões”, informou a líder alemã, que viajou para Washington acompanhada por uma delegação de executivos que personificam o grau de envolvimento da indústria germânica na economia norte-americana: a BMW, a Siemens, e a Schaeffler, das quais dependem quase 800 mil postos de trabalho e milhares de milhões de dólares em investimento nos EUA.     

Sugerir correcção
Ler 51 comentários