UP e REN criam projecto para contagem de cegonhas bebés

Projecto-piloto, da REN e da UP, quer promover a contagem de cegonhas bebés com a participação dos cidadãos

Foto
Rodrigo Rodriguez/Unsplash

Um projecto sobre biodiversidade, que junta a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) e a Universidade do Porto (UP), vai actuar na minimização de impactos ambientais, com acções como uma contagem de cegonhas bebés, com colaboração dos cidadãos.

Entre as áreas abrangidas pela Cátedra REN em Biodiversidade, ministrada na UP e financiada pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), está a monitorização, minimização e compensação da actividade, a ecologia populacional e a promoção da cidadania na ciência.

Visando promover a participação de cidadãos em estudos científicos, está previsto para o início da Primavera o desenvolvimento de um projecto-piloto de "contagem de crias de cegonhas para perceber a taxa de natalidade" da espécie, disse à agência Lusa Francisco Moreira, o investigador responsável pela cátedra na UP. O responsável falava a propósito do I Simpósio da Cátedra REN, que se realiza esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, no Porto, para divulgar o trabalho de sistematização com o objectivo de aproveitar todo o conhecimento recolhido pela REN para tentar evitar ou minimizar os efeitos negativos da sua actividade na natureza.

A instalação de postos de electricidade, de alta e média tensão, por todo o país tem consequências negativas nas espécies, principalmente nas aves, que chocam com as linhas eléctricas, e nas plantas, já que exige a delimitação de uma faixa de segurança no terreno, por exemplo, mas também pode ter efeitos positivos. Actualmente, "25% da população de cegonhas portuguesas constroem os seus ninhos em postes eléctricos de alta e muito alta tensão", segundo o investigador.

Francisco Parada, responsável pelo departamento de qualidade, ambiente e segurança da REN, disse à Lusa que o trabalho feito pela empresa sobre impactos ambientais já interessou as suas congéneres, muitas delas, como a francesa, a enfrentar problemas semelhantes. A REN "promove estudos de impacto ambiental e monitorizações ambientais, principalmente da avifauna, associadas ao impacto da sua actividade e há elevada quantidade de informação recolhida ao longo dos anos que poderá ser sistematizado e aplicado" com autoridades, parceiros, universidades, organizações não-governamentais e comunidade, explicou.

Além do projecto-piloto para contagem de crias de cegonhas, está também prevista a criação de um manual de boas práticas, com "uma revisão do que se faz e uma tentativa de melhoria dos procedimentos normais no contexto do impacto ambiental, aproveitando a actualização da informação científica relacionada com a existência da cátedra", explicou Francisco Moreira. Realçando a importância da interacção entre universidades e empresas para o desenvolvimento de investigação científica aplicada à resolução de problemas reais, no terreno, o cientista referiu que estão a ser realizados trabalhos relacionados com os dispositivos anti-colisão para as aves.

Sugerir correcção
Comentar