Hospitais só podem fornecer dados de doentes a outras entidades com autorização do Ministério da Saúde

Informação no âmbito de protocolos de investigação está abrangida por excepção.

Foto
Os hospitais têm 15 dias úteis para remeter ao ministério “informação detalhada sobre a existência de situações de cedência de informação a entidades terceiras” NUNO FERREIRA SANTOS

As unidades de saúde não podem ceder a outras entidades informações sobre os seus doentes sem prévia autorização do Ministério da Saúde. É o que determina um despacho publicado nesta quinta-feira em Diário da República.

“Os serviços e organismos integrados na administração directa e indirecta do Estado, no âmbito do Ministério da Saúde, e das entidades do sector público empresarial, da área da saúde, não podem ceder a entidades terceiras, a título gratuito ou oneroso, qualquer informação de saúde”, lê-se. Isto “sem prévia autorização do membro do Governo responsável pela área da saúde, com a salvaguarda da informação a fornecer a entidades judiciais e administrativas, nos termos legalmente previstos”.

A excepção a esta regra são “os dados transferidos para outras entidades, devidamente justificados e fundamentados, no âmbito de protocolos de investigação ou de realização de estudos promovidos pelos próprios serviços”.

Lembrando que “a crescente utilização dos meios tecnológicos pelos serviços e entidades da área saúde, possibilitam o acesso a um conjunto de funcionalidades, que permitem explorar dados e indicadores de saúde e que possibilitam ao Estado alcançar uma utilização mais racional e eficiente dos recursos disponíveis”, o despacho do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, sublinha que “não deve ser desconsiderado o elevado valor económico que este tipo de informação [de saúde] pode revestir, bem como o consequente risco associado a eventuais práticas fraudulentas”. E diz que haverá no futuro uma “efectiva regulação desta matéria”.

Para já, estão estabelecidas estas regras. E os hospitais têm 15 dias úteis para remeter ao ministério “informação detalhada sobre a existência de situações de cedência de informação a entidades terceiras”.

Sugerir correcção
Comentar