Portugal assina acordo internacional para comércio de energia renovável

Compromisso com Marrocos, Espanha, França e Alemanha assenta no reforço das interligações de energia.

Foto
Secretário de Estado da Energia vai assinar compromisso à margem da COP 22 Enric Vives-Rubio

Portugal vai assinar esta quinta-feira com Marrocos, Espanha, França e Alemanha uma declaração conjunta “para promover um plano para o comércio de electricidade sustentável”, indicou o Governo.

A declaração, que será assinada em Marrocos, à margem da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 22), “implica o planeamento da progressiva integração dos mercados energéticos, para o qual é fundamental o reforço das interligações de energia entre a Península Ibérica e o resto da Europa, bem como, a futura interligação entre Portugal e Marrocos”.

Segundo o Ministério da Economia, o objectivo é que este plano possa resultar num “acordo a implementar pelos signatários até à COP 23”, que deverá realizar-se na Ásia, em Novembro do próximo ano.

O documento será assinado pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e pelos responsáveis da energia dos executivos alemão, francês, espanhol e marroquino - Rainer Baake, Ségolène Royal, Álvaro Nadal e Moulay Hafid El Alami, respectivamente.

Para Portugal, esta declaração configura “mais um passo relevante na estratégia de desenvolvimento das infra-estruturas de transporte transfronteiriças, fundamentais para garantir a política de promoção das energias renováveis e de segurança de abastecimento”, refere a nota do Ministério da Economia.

Portugal assumiu com a União Europeia a meta de chegar a 2020 com 31% do consumo final de energia assegurado por fontes de energia renovável. Actualmente, já se cumpriu mais de 87% da meta definida para 2020, sublinha o executivo.

No final do ano passado, estavam instalados 12.300 megawatts de tecnologias renováveis, o equivalente a 61% da potência de todo o parque produtor de electricidade.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários