A palavra do ano é um “emoji” que chora a rir

Como palavra do ano de 2015, os Dicionários Oxford escolheram um “emoji" muito utilizado na Internet e em “smartphones”

Foto

Para os Dicionários Oxford, a palavra do ano de 2015 não é uma palavra. É amarelo, redondo, e chora a rir, com lágrimas de felicidade. O “emoji” que vês na imagem do lado foi escolhido para a palavra mais relevante para as edições britânicas, em todo o ano de 2015.

“Este ano, em vez de escolher uma palavra tradicional, os Dicionários Oxford escolheram um pictograma, o emoji ‘cara com lágrimas de felicidade’, para reflectir o aumento nítido de popularidade dos emoji em todo o mundo em 2015”, pode ler-se em comunicado no blogue oficial daquelas edições.

O “emoji” também conhecido como “LOL emoji” ou “Laughing emoji” representa, segundo a mesma fonte, quase 20% de todos os “emojis” utilizados nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. As redes sociais e os “smartphones” contribuíram para a popularidade destas representações gráficas, cuja origem remontará a 1997.

Esta notícia surge na mesma semana em que as reacções com “emojis” no Facebook chegam a Portugal, depois de Irlanda, Espanha e Chile.

Da lista de finalistas no concurso para palavra do ano constaram “ad blocker”, “brexit”, “dark web”, “lumbersexual”, “on fleek”, “refugee”, “sharing economy” e “they”.

Sugerir correcção
Comentar