Duelo entre Passos e Costa seguido por 3,3 milhões de espectadores

Apesar de determinante para conhecer as propostas dos dois principais concorrentes às eleições, o debate não conseguiu destronar o jogo entre Portugal e a Holanda, no Euro 2004, que permanece como o programa mais visto da televisão portuguesa.

Foto
Passos Coelho e António Costa antes do debate começar Patrícia de Melo Moreira/AFP

O debate inédito na televisão portuguesa que opôs António Costa a Pedro Passos Coelho na quarta-feira à noite foi seguido por 3.302.244 pessoas no conjunto da RTP1, SIC e TVI.

Dois terços das pessoas que estavam a ver televisão durante a hora e meia que durou o debate seguiram o esgrimir de argumentos dos dois líderes. Em acumulado, os três canais somaram, durante esse tempo, 66% de share médio.

Apesar de ser uma audiência muito alta em televisão e da sua característica especial por ser transmitido em três antenas, o debate não conseguiu superar os jogos de futebol que se mantêm como os programas mais vistos de sempre na televisão portuguesa. Durante o Euro 2004, o jogo entre Portugal e a Holanda, disputado em Portugal e que a selecção nacional ganhou por 2-0, foi visto, em média, por 3,792 milhões de espectadores em território nacional – 85,4% das pessoas que estavam a ver televisão a essa hora estavam sintonizadas no encontro, emitido na RTP1.

De acordo com dados da GfK trabalhados pela Marktest/MediaMonitor, a SIC e a TVI ficaram empatadas no número médio de espectadores que viram o duelo naqueles canais. Tanto a estação de Carnaxide como a da Queluz conseguiram que a sua emissão fosse seguida do início ao fim pelo mesmo número de pessoas: 1.239.552 – a que correspondeu um share médio de 24,8% em cada canal. Somaram-se-lhes os 823.140 espectadores que seguiram o duelo na RTP1, correspondendo a uma fatia de 16,4% da audiência. Este número de espectadores refere-se ao número de pessoas que, em média, acompanharam o programa do início ao fim.

Na lista dos programas mais vistos do dia, o debate transmitido pela SIC aparece em quinto lugar, o da TVI em sexto e o da RTP1 em 11º. Sem contar com o intervalo, o debate teve uma hora e 26 minutos de duração.

O debate acabou por ser o programa mais visto do dia de ontem, se somadas as audiências dos três canais, mas, individualmente por canal, foram as novelas os programas que mais espectadores tiveram.

Só a novela Mar Salgado, emitida pela SIC a partir das 22h55, teve, sozinha, 1,54 milhões de espectadores. Também a novela Coração d’Ouro, que a SIC transmitiu a seguir ao debate, juntou 1,43 milhões de pessoas. A Única Mulher, novela que a TVI colocou no ar logo a seguir ao debate, foi vista por 1,27 milhões.

A RTP1 optou por fazer no seu principal canal o que a concorrência preferiu empurrar para os seus canais noticiosos nas plataformas pagas: emitiu o programa de análise ao debate logo a seguir ao frente-a-frente. A emissão especial de As Palavras e os Atos – Quem ganhou o debate? foi acompanhada, em média, por 920 mil espectadores.

O frente-a-frente televisivo mais visto de sempre desde que existe medição de audiências de televisão em Portugal opôs José Sócrates a Pedro Passos Coelho, nas eleições legislativas antecipadas de 2011. Na altura, o debate foi visto, em média, por 1,585 milhões de espectadores.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários