Toda a Paris sabe agora onde viveu Vieira da Silva

O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, inaugurou este sábado em Paris uma placa com o nome da pintora na casa onde esta viveu na capital francesa

Foto
Vieira da Silva naturalizou-se francesa em 1952, quatro anos depois de se exilar em Paris DR

A pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), que se naturalizou francesa em 1952 e foi galardoada com o Grande Prémio Nacional das Artes, do Governo francês, tem a partir de hoje uma placa com o seu nome na casa onde viveu e trabalhou em Paris, no número 34 da rua de l'Abbé Carton, no XIV bairro da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, fez a inauguração este sábado na capital francesa. "É um momento importante e é mais uma ocasião em que a Câmara de Paris demonstrou o seu grande respeito, admiração e amizade, não só com Lisboa, como com toda a comunidade portuguesa que vive em Paris. Esta homenagem à Vieira da Silva é também uma forma de fazer essa homenagem", disse à Lusa António Costa.

O conselheiro da Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, que é luso-descendente sublinhou que esta homenagem à artista franco-portuguesa "é um ponto suplementar sobre a visibilidade da comunidade portuguesa em França".

"Vieira da Silva, por ela própria, tem uma dimensão internacional e essa dimensão internacional ajuda-nos a nós, portugueses de França, portugueses de Paris. Dá-nos mais visibilidade e a possibilidade, o dever, de continuar a atuar e a exigir também", acrescentou.

Hermano referiu que é necessário "que seja recuperada uma parte do atraso que a França tem no prestar homenagem à comunidade portuguesa e aos portugueses, sejam eles grandes artistas, sejam eles modestos trabalhadores".

Esta iniciativa de homenagem foi apresentada pelos eleitos Pascal Cherki, Danièle Pourtaud e Hermano Sanches Ruivo, ficando anunciada a inauguração de uma rua com o nome da artista, numa nova urbanização da cidade, ainda sem data marcada.

Na sua visita a Paris, António Costa visitou igualmente a Galerie Jeanne Bucher Jaeger, que comercializa e tem actualmente expostas obras da pintora e do seu marido, o pintor húngaro Arpad Szenes.

 

Sugerir correcção
Comentar