João Fernandes vai para o Museu Rainha Sofia, em Madrid

Foto
Director do Museu de Serralves muda-se depois do Verão Paulo Pimenta

O actual director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS), João Fernandes (n. Bragança, 1964), vai ser o novo subdirector do Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid, substituindo no cargo a australiana Lynne Cooke.

A notícia foi hoje difundida pelo “site” do jornal “El País”, que adianta que a substituição se fará depois do Verão. O PÚBLICO confirmou a “transferência” do curador português junto de Serralves.

Ainda segundo o “El País”, Lynne Cooke, que durante os últimos quatro anos foi adjunta do director Manuel Borja-Villel, continuará vinculada ao museu de arte contemporânea de Madrid para a concretização das exposições que estão já agendadas, entre as quais a grande retrospectiva dedicada a Cristina Iglesias, no próximo ano.

João Fernandes entrou para Serralves em 1996 e dirige o MACS desde Fevereiro de 2003, tendo sucedido no cargo ao valenciano Vicente Todolí, de quem era já director adjunto. Nos últimos tempos, Fernandes colaborou por diversas vezes com o Rainha Sofia, nomeadamente no ano passado, quando comissariou, em parceria com Manuel Borja-Villel e com François Piron, a exposição Locus Solus. Impresiones de Raymond Roussel, inaugurada a 26 de Outubro e que continua patente no museu madrileno até 27 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar