Destruir ou não as últimas amostras de varíola, eis a problemática questão

Foto
As lesões características da doença, num doente do Bangladesh, em 1973 James Hicks/REUTERS

É a única doença humana erradicada da face da Terra, há mais de 30 anos; por que é que continuamos então a discutir, e em termos bem exaltados, na assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), se se devem destruir as últimas amostras (oficiais) do vírus da varíola?

É nos laboratórios com nível de segurança biológica 4 dos Centros de Controlo e Prevenção das Doenças, em Atlanta (EUA) e num Centro de Investigação de Virologia e Biotecnologia de Koltsovo, perto de Novosibirsk, na Rússia, que estão guardadas as últimas amostras do vírus que se especializou em infectar seres humanos. Desde 1984, os stocks existentes em 74 laboratórios foram destruídos ou transferidos para estas duas instituições, que se tornaram os dois únicos repositórios autorizados pela OMS, após a doença ter sido dada como extinta, em 1980, explica a revista Nature.

A questão da destruição das últimas amostras do vírus é retomada regularmente desde 1986 — mas Washington e Moscovo têm conseguido sempre adiá-la, impondo a sua opinião à de numerosos outros países, normalmente os mais pobres e que até mais tarde foram vítimas de uma das mais devastadoras doenças que afectaram a humanidade.

As discussões desta segunda-feira entre os 193 Estados-membros da OMS foram exaltadas, e passaram ainda para terça-feira, relata a AFP. Rússia e Estados Unidos dizem querer manter as últimas amostras do vírus por motivos científicos — para desenvolver vacinas com menos efeitos secundários e mais eficazes.

Mas para quê, se a doença foi erradicada? Para estar prevenido, se o vírus algum dia for usado como arma biológica. É que há sempre a possibilidade de existir algum país com reservas secretas, e a mortalidade face a este vírus ronda os 30 por cento.

A questão tem-se arrastado durante todos estes anos na OMS; até porque os EUA e a Rússia também não estão dispostos a partilhar os resultados da sua investigação. Para tentar chegar finalmente a uma solução, a OMS criou um grupo de trabalho que continuava ontem à noite a tentar encontrar um acordo.

Sugerir correcção
Comentar