Dessalinização de água do mar avança no Algarve

a Quatro hotéis do Grupo Pestana situados no Algarve passarão a ser parcialmente abastecidos com água do mar a partir de Outubro, graças à construção da primeira central de dessalinização no continente, disse fonte do grupo hoteleiro.Os hotéis Alvor Praia, de cinco estrelas, e as unidades de quatro estrelas Pestana Delfim, D. João II e Alvor Atlântico, todos situados junto à Praia de Alvor, foram os escolhidos para a estreia da central, que abastecerá 2000 pessoas.
Enquanto não for inaugurada a central algarvia, a única central de remoção de sal em território português situa-se na ilha do Porto Santo, propriedade do Governo da Madeira, que começou a funcionar em 1979.
A nova central utilizará a tecnologia da osmose inversa, um processo de purificação da água através de uma membrana. Naquele processo, a água salgada é forçada a passar através de uma membrana, que remove a maioria dos contaminantes da água potável e captura as partículas de sais, deixando passar a água pura. O processo desmineraliza a água salgada, tornando-a água destilada, pelo que para rega, por exemplo, tem que ser de novo mineralizada.
Os custos deste tipo de tratamento resumem-se à amortização do investimento inicial, de um milhão de euros, e ao custo da energia necessária para "fabricar" a água doce, que não excede os 50 cêntimos por metro cúbico. Lusa

Sugerir correcção