PCP avança com candidatura de Ruben de Carvalho à Câmara de Lisboa

Foto
Jerónimo de Sousa defende que um acordo com o PS deve ter por objectivo relançar um projecto para Lisboa assente em critérios democráticos Inácio Rosa/Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, apresentou hoje a candidatura de Ruben de Carvalho à Câmara de Lisboa e avisou que o partido não aceitará ser a "peninha no chapéu" do PS numa eventual coligação de esquerda na capital.

"Nós estamos de boa-fé e sem nenhum sectarismo, mas não contem connosco para sermos apenas uma força de suporte, a peninha no chapéu do PS", afirmou o líder comunista a propósito das negociações com os socialistas para reeditar, nas autárquicas de Outubro, a coligação eleitoral em Lisboa que tem vigorado desde 1989.

Jerónimo de Sousa falava na apresentação das candidaturas do jornalista e organizador da Festa do Avante! Ruben de Carvalho à presidência da câmara e do escritor Modesto Navarro à assembleia municipal, que decorreu num hotel de Lisboa.

O ex-candidato do PCP à Presidência da República e antigo vereador em Lisboa António Abreu é o mandatário da candidatura de Ruben de Carvalho.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa defendeu que o acordo com o PS deve ter por objectivo "relançar um projecto para a cidade assente em critérios democráticos, transparentes e participativos", "assegurar uma viragem na gestão municipal de direita" e "corrigir as principais malfeitorias da direita".

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa recusou que a apresentação das candidaturas da CDU possa pôr em causa a obtenção de um acordo com o PS, que "ainda não está garantido". "O PS também não pediu opinião ao PCP para apresentar o seu candidato [Manuel Maria Carrilho]", argumentou.

Jerónimo de Sousa escusou-se a esclarecer a posição do partido, caso venha a ser formada a coligação com o PS, relativamente ao cabeça de lista escolhido pelos socialistas, mas recentemente o responsável concelhio do PCP assegurou que caso haja coligação, Manuel Maria Carrilho será o cabeça de lista.

Ainda quanto ao acordo, Jerónimo de Sousa frisou que "o PCP recusa o poder absoluto e tem-se apresentado [nas negociações em Lisboa] sem qualquer pretensão de hegemonia, mesmo quando detinha a mais expressiva força eleitoral e de posições".

A segunda reunião entre as direcções do PCP e PS sobre o acordo de coligação para Lisboa está marcada para amanhã, na sede dos socialistas.

Sugerir correcção
Comentar