E os campeões da transição energética são… as cidades

O primeiro relatório da organização REN21, sobre energia renovável nas cidades, dá-nos uma nota de esperança no combate à crise climática. Por todo o mundo, quase dez mil cidades, com 770 milhões de habitantes, assumiram compromissos de redução de emissões por via da transição energética.

Foto
Sam Brewster/Getty Images

As motivações são várias. Seja em busca da redução da factura energética, da melhoria do acesso dos cidadãos à energia eléctrica, da segurança no abastecimento ou do combate à poluição urbana associada aos transportes, milhares de cidades por esse mundo fora estão a acelerar o passo para a transição energética, ultrapassando, nalguns casos, os compromissos assumidos pelos países a que pertencem. A boa notícia é insuficiente para nos fazer descansar quanto ao esforço necessário para alcançar uma redução de emissões que permita travar o aquecimento global, mas não deixa de ser um sinal positivo. Ou não fossem as cidades, globalmente, responsáveis por três quartos das emissões de gases com efeito de estufa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários