Electricidade: Passos e cuidados a ter na mudança de fornecedor

Esta segunda-feira é o Dia Mundial da Energia. Saiba como mudar de fornecedor de electricidade e conheça algumas dicas de poupança energética.

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Rita Franca

Mudar do mercado regulado para o liberalizado tem algum custo para o cliente?
Não. Pela mudança de um mercado para o outro não pode ser cobrado qualquer valor. O mesmo se aplica quando a mudança é feita para um novo fornecedor.

Há algum risco de corte de energia com a mudança?
Não. A transição é feita sem corte de fornecimento para o consumidor.

Como saber qual é a melhor proposta do mercado?
A ERSE disponibiliza no seu site um conjunto de informações sobre os cuidados a ter na mudança de fornecedor, bem com a lista das empresas a operar no mercado. A entidade reguladora do sector tem ainda simuladores de preços de energia eléctrica, através de consumos reais ou estimados, que ajudam a conhecer as diferentes ofertas do mercado. A Deco Proteste também tem um simulador. No caso de dificuldades com os simuladores, é importante consultar telefonicamente dois ou três dos maiores fornecedores de electricidade através das linhas de apoio ao cliente ou do serviço de pedido de contacto, que quase todos disponibilizam.

Cuidados a ter na escolha de novo fornecedor?
Na mudança devem ser ponderados vários aspectos, entre os quais o preço, as condições de pagamento (a maior parte dos descontos oferecidos estão associados a débito directo) e os prazos de resposta a reclamações e pedidos de informação.

Há vantagem na mudança simultânea de electricidade e gás natural para um novo fornecedor?
Se o comercializador disponibilizar uma oferta dual (gás natural e electricidade) esta poderá ser mais vantajosa do que a contratação das duas energias em separado, uma vez que poderão ser oferecidos descontos superiores na contratação dos dois fornecimentos. A ERSE também disponibiliza informação e simuladores sobre a mudança de fornecedor de gás.

Há um preço de referência para os preços de electricidade no mercado livre?
Os preços variam de fornecedor para fornecedor e dependem das tarifas a contratar. O custo final é ainda influenciado pelos descontos associados às formas de pagamento e de contratação seleccionadas, à existência de períodos de fidelização e ainda à possibilidade de haver outros produtos associados.

Os serviços adicionais podem compensar face ao desconto obtido?
Na maioria dos casos não. A DECO tem vindo a acompanhar e a analisar os serviços associados disponibilizados no mercado. E considera que, na maioria dos casos, estes serviços implicam um custo adicional para o consumidor por um serviço que na prática é pouco útil.

A mudança de fornecedor implica a aceitação de períodos mínimos de contratação obrigatórios?
Os comercializadores não têm apresentado ofertas comerciais que pressuponham períodos de fidelização, no entanto, os mesmos são permitidos. Alguns comercializadores associam serviços adicionais (como o EDP Funciona ou o Galp Comfort Home ) que podem implicar um período de fidelização associado.

Como e quando pedir a ficha contratual padronizada?
A ficha padronizada, que contém todas as condições do contrato, deve ser entregue ao consumidor aquando da apresentação da proposta contratual.

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