Jorge Jesus: “Tem sido mais rápido do que estávamos à espera”

Sporting defronta nesta segunda-feira o Beleneneses. William e Paulista aptos, Gutierrez e Mané indisponíveis.

Foto
"Temos criado paixão e orgulho nos adeptos" AFP

Em seis meses de Sporting, Jorge Jesus está surpreendido com a evolução desportiva da equipa, que lidera o campeonato, já venceu a Supertaça e continua viva na Liga Europa. “Em termos desportivos, o percurso tem sido mais rápido do que estávamos à espera”, afirmou neste domingo o treinador do Sporting, na conferência de imprensa de antecipação do encontro com o Belenenses nesta segunda-feira, em Alvalade, a contar para a 11.ª jornada da liga portuguesa.

“Isso deve-se aos jogadores, à forma como eles estão preparados para crescer. Ainda não chegámos ao primeiro terço, mas ainda só ganhámos a Supertaça. Temos ganho jogos e temos criado paixão e orgulho nos adeptos. A onda tem vindo a crescer jornada a jornada e esperemos que cresça ainda mais”, justificou Jorge Jesus.

Depois do brilharete em Moscovo, segue-se o Belenenses, uma equipa que o técnico do Sporting classifica como “perigosa”. “Um Sporting-Belenenses faz parte do historial da cidade de Lisboa. Um dérbi que nunca é fácil seja em que altura for. O Belenenses tem bons jogadores, com qualidade e está a fazer um bom início de época. Vais ser um jogo difícil. Estamos preparados e temos de ser criativos para ultrapassá-los. Em Alvalade, não será diferente do que temos encontrado. O Belenenses pode ser complicado no contra-ataque”, referiu Jesus, que confirmou a disponibilidade de William Carvalho e Bruno Paulista e a ausência, por lesão, de Carlos Mané e Teo Gutiérrez.

Quem também regressa às opções é Naldo, que já cumpriu um jogo de castigo, mas a recente contratação “leonina”, o italiano Schelotto, ainda não vai a jogo. “É um jogador que chegou sem estar em competição. Está à procura da sua condição. Esta numa fase de recuperação.”

O jogo com o Belenenses acontece um pouco antes do Sp. Braga-Benfica, uma partida importante para as contas “encarnadas”, mas Jesus prefere não pensar na matemática dos adversários na luta pelo título: “Temos de estar preocupados em ganhar. Os resultados não nos são indiferentes, mas o que é importante é olhar para a nossa casa, ser melhor que os adversários.”

Jesus ganhou fama de apostar pouco nos jovens enquanto estava no Benfica, mas, desde que chegou ao Sporting, tem apostado com frequência em jogadores como Gelson Martins e Matheus Pereira. Se é mais fácil apostar nos jovens no Sporting? “Têm jogado o Matheus, o Gelson e o Esgaio. É esse trabalho que estamos a desenvolver e não me interessa falar de onde eu estive antes.”

O triunfo em Moscovo significa que o Sporting continua vivo na Liga Europa e que terá de defrontar o Besiktas entre dois importantes compromissos no campeonato, o que, na perspectiva de Jesus, é um desafio no que diz respeito à gestão da equipa: “Fico com mais dores de cabeça. Trabalhamos para chegar aos momentos decisivos. Se sairmos vencedores, ficamos sujeitos a ter mais uma competição onde temos de jogar para passar. Vão ser jogos muito importantes e vou ter de saber trabalhar em cima desses três momentos para escolher a equipa com mais capacidade para cada jogo.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários