Dezenas de civis mortos em "massacre" num mercado às portas de Damasco

Ataque atribuído às forças de Bashar al-Assad fez pelo menos 45 mortos e mais de 100 feridos. Defesa Civil da Síria diz que o mercado de Duma "foi atingido intencionalmente".

Foto
"Cada esquina de Duma está a ser bombardeada", diz uma testemunha SAMEER AL-DOUMY/AFP

Pelo menos 45 civis foram mortos e 100 ficaram feridos num bombardeamento aéreo num subúrbio da capital da Síria, cuja responsabilidade é atribuída às forças do regime de Bashar al-Assad.

As bombas caíram num mercado de Duma, uma cidade a cerca de 15 quilómetros de Damasco que tem sido um dos alvos preferenciais das forças sírias.

"Esta é a segunda vez que este mercado é atingido. Aqui só há civis, não há exército nem forças da oposição. Os habitantes não deixam entrar aqui ninguém que esteja armado", disse à estação Al-Jazira um responsável pela Organização de Defesa Civil da Síria na região.

"Este mercado está no coração de Duma, e é onde toda a gente vem comprar comida e outros bens. Muitos agricultores chegam cá todas as manhãs para vender os seus produtos. O mercado foi atingido intencionalmente", acusou o mesmo responsável.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (uma organização anti-Assad) fala num "massacre" e diz que foram lançados 12 mísseis.

Uma outra testemunha, identificada pela Al-Jazira como um "activista local", disse que a cidade está a ser atacada com particular violência desde a manhã desta sexta-feira. "Estamos a ser atacados de dez em dez minutos. São ataques com rockets e ataques aéreos. Eles bombardearam um mercado. Morreram pelo menos 45 pessoas, mas é provável que esse número suba. Cada esquina de Duma está a ser bombardeada", cita a Al-Jazira.

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários