A fundação e o seu mês da Educação

De 7 a 29 de Outubro, um pouco por todo o país, a Fundação Francisco Manuel dos Santos debate o ensino.

Foto
Sala de aula em Moçambique Nelson Garrido

Este é o segundo ano que a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) dedica o mês de Outubro à educação. Este ano, assinalado com a assinatura de dois protocolos com dois ministérios, o da Educação e o da Justiça, para fazer chegar 53 mil livros das edições FFMS às escolas secundárias e às prisões de todo o país.

Ao longo do mês serão realizados vários debates. O primeiro aconteceu nesta quarta-feira, em Lisboa, sobre “A Escola e o desempenho escolar dos alunos”. Esta quinta-feira, também na capital será apresentado o estudo de Margaret Raymond e Yohannes Negassi (ver texto principal) sobre o sistema educativo português. No dia 21 é a vez de, na Universidade do Porto, ser apresentado o estudo “Multimédia no Ensino das Ciências”, um trabalho que compila a investigação feita nos últimos anos, 75 estudos feitos maioritariamente no Litoral, sobre o tema e onde se discute o uso das novas tecnologias no ensino.

Dias 28 e 29, na Universidade do Algarve e em Lisboa, respectivamente, vai ser debatida a formação dos professores que "muitas vezes é apontada como um problema subjacente aos resultados dos alunos", diz o texto de apresentação dos debates. Mesa e público vão poder discutir o que é ser professor. Se se pode colocar a profissão docente ao mesmo nível das outras, etc.

Porque a educação inclusiva também preocupa a FFMS, o professor David Rodrigues da associação pró-inclusão, foi convidado para debater com pais, professores e comunidade educativa este conceito e como fazer face aos problemas com que a escola se debate. Vai ser no dia 14, em Rio Maior, e no dia 20, em Santarém.

Os encontros vão ser transmitidos em directo, quem quiser participar deve fazer uma pré-inscrição no site da FFMS.

Sugerir correcção
Comentar