BCE mantém as taxas de juro ao mesmo nível de há um ano

Mario Draghi divulga nesta quinta-feira as previsões de crescimento e inflação na zona euro.

Foto
Draghi explica hoje as decisões de política monetária do BCE KAI PFAFFENBACH/Reuters

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu na reunião desta quinta-feira manter as taxas de juro de referência inalteradas. Os valores estão em níveis historicamente baixos, não sofrendo alterações desde Setembro do ano passado.

A taxa aplicada às operações principais de refinanciamento na zona euro está há um ano em 0,05%, a taxa aplicada à facilidade permanente de cedência de liquidez mantém-se em 0,3%, enquanto a taxa dos depósitos continua em terreno negativo, em -0,2%.

A decisão de não mexer no valor das taxas de juro já era esperada. As atenções voltam-se agora para a conferência de imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi, que nesta quinta-feira revela as previsões da autoridade monetária do euro para a inflação e o crescimento da economia.

Apesar dos receios em relação ao abrandamento da economia chinesa, o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, veio esta semana afirmar que a economia europeia não está em risco de recessão e que vai crescer de forma mais robusta no próximo ano.

A inflação na zona euro manteve-se estável na zona euro em Agosto. A primeira estimativa do Eurostat aponta para uma taxa de 0,2%, igual ao valor de Julho. A inflação subjacente – que deixa de fora os preços dos bens energéticos, alimentares, álcool e tabaco – está em 1%, igual ao mês anterior. Segundo os analistas, os dados sugerem que o impacto dos preços do sector energético continua a ser significativo no crescimento do valor global dos preços.

Sugerir correcção
Comentar