Sandinista!, disco 1

O primeiro filme do tríptico de Miguel Gomes funciona como síntese do projecto e deixa uma vontade irresistível de acompanhar o que se segue.

Foto
É um filme-montanha-russa que vai sem problemas do riso mais escarninho às lágrimas mais sinceras DR

Não se pode dizer que estas Mil e Uma Noites caibam numa breve nota de um ou dois parágrafos, tal é a fervilhante multiplicidade de ideias, histórias e pistas que lança, nem que sejam limitadas a um único filme.

O tríptico de Miguel Gomes é um equivalente cinematográfico de Sandinista!, o controverso triplo álbum dos Clash, na medida em que o todo é um statement artístico maior do que a mera soma das suas partes. Ainda assim, e já que por enquanto só o primeiro dos três filmes chegou às salas, há que dizer que O Inquieto será talvez o volume que melhor resulta isoladamente, funcionando ao mesmo tempo como apresentação do projecto, exemplificação da concretização e síntese da abordagem.

É um filme-montanha-russa que vai sem problemas do riso mais escarninho às lágrimas mais sinceras, e que deixa à saída uma vontade irresistível de continuar a viagem pelo Portugal apenas aparentemente ficcionado que Gomes retrata sem meias medidas. 

Sugerir correcção
Comentar