Filomena Costa encerra participação portuguesa em Pequim com 12.º lugar na maratona

Atleta portuguesa garantiu a bolsa de preparação olímpica até ao Rio2016.

Foto
Filomena Costa JUAN JOSE UBED /Zurich Maraton/arquivo

Filomena Costa terminou a maratona feminina no 12.º lugar, nos Mundiais de Atletismo, que encerra este domingo em Pequim, numa prova ganha pela etíope Mare Dibaba. A atleta fechou, assim, a participação portuguesa nos campeonatos, com um resultado que disse ter sido “acima das expectativas”.

Filomena Costa terminou a corrida em 2:31.40. Já Mare Dibaba venceu a prova e sagrou-se campeã do mundo em maratona, com o tempo de 2:27.35, dando à Etiópia o primeiro título mundial na categoria feminina, ao vencer ao 'sprint' a queniana Helah Kiprop (2:27.36).

Eunice Kirwa, do Bahrein, natural do Quénia naturalizada em 2013, conquistou a medalha de bronze, a quatro segundos, numa das chegadas mais renhidas na história dos Mundiais.

A atleta portuguesa chegou a Pequim com o objectivo de conseguir uma posição até à 18.ª, para assim garantir a bolsa de preparação olímpica até ao Rio2016, o que acabou por conseguir com o 12.º lugar. "Superei-me", disse à agência Lusa Filomena Costa. "Claro que fiz um ótimo trabalho, sabia que estava a valer um bom resultado. Mas 12.º foi mesmo muito bom (...) Acima das expectativas", declarou.

O segredo? "Muito trabalho; muita dedicação. Muita calma, durante a competição. Tentar manter um ritmo que fosse dentro daquilo que trabalhei e foi ótimo chegar como cheguei".

Portugal apresentou-se nos Mundiais de Atletismo com apenas 16 atletas, uma das mais pequenas delegações de sempre, e regressa da China com um medalhado: Nélson Évora, terceiro lugar no triplo salto.

Sugerir correcção
Comentar