O Sporting deixou mesmo de ser uma equipa de "miúdos"

Kevin-Prince Boateng poderá acrescentar polivalência e experiência ao plantel "leonino".

Foto
Kevin-Prince Boateng com a camisola do Milan GIUSEPPE CACACE/AFP

Definitivamente, já não se pode descrever o Sporting como uma equipa inexperiente, do treinador ao plantel. Tudo o que os “leões” tem feito neste arranque da nova temporada indicam uma nova tendência, ou melhor, uma tendência adicional, de apostar em gente experiente e com provas dadas. Começou com um treinador de currículo longo e recheado de títulos, Jorge Jesus, e está a reforçar-se, maioritariamente, com jogadores internacionais. Teo Gutierrez, Bryan Ruiz, João Pereira, Naldo e Ciani já estão confirmados no plantel, o próximo poderá ser Kevin-Prince Boateng, um polivalente médio de 28 anos que chegará a custo zero, proveniente do Schalke 04.

À hora de publicação desta notícia o Sporting ainda não tinha oficializado a contratação deste internacional ganês nascido na Alemanha, irmão de Jerome Boateng, defesa do Bayern Munique e campeão do mundo com a selecção germânica. O jogador chegou na terça-feira a Lisboa ao início da tarde, acompanhado do agente, sem prestar quaisquer declarações aos jornalistas, mas as informações que circulavam apontam para um contrato válido para as próximas duas temporadas - o jornal O Jogo, entretanto, escreve que os exames médicos levantaram dúvidas sobre o estado físico do jogador.

A confirmar-se esta contratação, Boateng será a sétima contratação para a próxima temporada e é mais um mundialista a chegar a Alvalade. Boateng esteve com a selecção do Gana no Mundial 2014, mas não chegou a defrontar Portugal devido a problemas disciplinares, ele que já  leva 15 internacionalizações pela selecção africana (dois golos marcados). Das outras contratações “leoninas” para a nova época também estiveram no Mundial brasileiro Gutiérrez (Colômbia), Ruíz (Costa Rica) e João Pereira (Portugal) – também lá estiveram Slimani (Argélia), William Carvalho e Rui Patrício (Portugal), e Rojo (Argentina), entretanto transferido para o Manchester United.

Formado nas escolas do Hertha Berlim, Boateng estreou-se com 18 anos, em 2005, na primeira equipa, transferindo-se, em 2007, para o Tottenham, onde não teve grande sucesso, sendo emprestado no início de 2008-09 ao Borussia Dortmund, também com pouca utilização. Começou a jogar de forma mais regular no Portsmouth e, em 2010, dá o grande salto para o AC Milan, sagrando-se campeão italiano – neste mesmo ano também se estreou pela selecção do Gana, ele que chegou a ser internacional pelas selecções jovens da Alemanha. Depois de três épocas nos “rossoneri”, regressou ao futebol alemão para representar o Schalke 04, onde esteve de 2013 a 2015.

Não sendo uma mudança total de paradigma, a verdade é que o Sporting está, desta vez, a reforçar a equipa com jogadores experimentados, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, na última época, em que se apostou muito em jovens estrangeiros, muitos dos quais ainda sem grandes resultados práticos (Slavchev, Rabia, Gauld, Sacko e Naby Sarr, este já vendido ao Charlton). Os “leões” mantém, no entanto, a aposta em jogadores da sua formação e, pelo que já se viu na pré-época, Gelson Martins, Wallyson Mallmann, Ruben Semedo e Ricardo Esgaio serão opções regulares para Jorge Jesus na primeira equipa.

Nas equipas por onde passou, especialmente no Benfica, Jorge Jesus sempre valorizou a experiência e é possível estabelecer alguns paralelos com a época 2009-10, quando se estreou no banco dos “encarnados”. Jesus chegou e teve como prenda o experiente Javier Saviola, que seria um jogador fundamental na conquista do título desse ano. Pablo Aimar já lá estava nessa época, mas foi igualmente decisivo, assim como os experientes Cardozo, Luisão e Maxi. Nestas duas últimas temporadas, para além dos já citados, Jesus teve em jogadores como Lima, Jonas, Siqueira, Júlio César ou Eliseu elementos experientes e decisivos.

Notícia publicada antes do Sporting ter anunciado nesta quarta-feira que não chegou a acordo com Boateng

Sugerir correcção
Ler 1 comentários