Português com camisola do General Franco causa polémica

Nuno Silva trocou os açorianos do Santa Clara pelos espanhóis do Jaén, da 2.ª divisão B.

Foto
DR

Um lapso? Um descuido? Apenas desconhecimento. Nuno Silva trocou o Santa Clara, formação açoriana que joga na II Liga, pelo Jaén, da 2.ª divisão B espanhola. Até aqui tudo bem. O problema surgiu no facto de o extremo português de 29 anos ter surgido na apresentação pelo novo clube com uma camisola, no mínimo, polémica.

A t-shirt que o jogador envergava reproduzia a figura do ditador espanhol Francisco Franco. Situação que fez estalar a polémica em Espanha. Dada a proporção que o caso tomou, Nuno Silva veio a terreiro pedir desculpas pelo sucedido.

“Face à polémica suscitada pela minha camisola, quero esclarecer que a adquiri há algum tempo em Portugal e em momento algum tive consciência da repercussão que tem esta personagem histórica na sociedade espanhola. Vivi em Portugal e em Angola e não conheço a história de Espanha, por isso desconhecia por completo o significado de usar esta camisola no vosso país", começou por explicar o jogador, em comunicado.

"Quero pedir desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas e às que viram ferida a sua susceptibilidade. Nunca pretendi ser apologista dos ideais propagados por essa personagem histórica. Não tenho quaisquer preferências políticas. Face a tudo isto gostaria de reiterar o meu pedido de desculpas e, a partir de agora ,espero que consigamos atingir os objectivos do Jaén”, justificou Nuno Silva, através da sua página oficial no Facebook.

Numa espécie de efeito dominó, as redes sociais encheram-se de comentários, com várias pessoas a pedirem ao Jáen para despedir o português. 

Sugerir correcção
Ler 21 comentários